Matemática – bicho de sete cabeças ou problema educacional?

1953
Escola emocional

A Globo News exibiu um programa especial sobre o ensino da matemática e as evidências científicas sobre o tema. Foram ouvidos especialistas em neurociências, como o belga Xavier Séron, e os norte-americanos Daniel Willingham, William Schmidt e Hung-Si Wu, que revelam como o cérebro percebe e aprende a noção de número desde cedo, com apenas dois dias de vida, e discutem porque se formou o mito de que a matemática é difícil de se aprender. Os especialistas estiveram no Brasil em agosto, trazidos pelo Instituto Alfa e Beto para o III Seminário Internacional IAB, que abordou precisamente este tema: o Ensino da Matemática nas Séries Iniciais.

O programa também ouviu professores, entrevistou estudantes, visitou salas de aula da rede pública e privada, para descobrir se é possível tornar o aprendizado de matemática mais simples e prazeroso.

Para o presidente do IAB, João Batista Araujo e Oliveira é fundamental o apoio da família à atividade escolar da criança: os pais e responsáveis precisam conhecer o programa de ensino, saber o que seu filho está estudando, acompanhar os deveres de casa.

Assista ao programa da Globo News abaixo: