Nota sobre matéria publicada na edição deste domingo, 18 de novembro, no jornal Le Monde

1280

O jornal francês Le Monde publicou no dia 18 de novembro de 2018 uma matéria na página 2 sobre o projeto Escola sem Partido com declarações que não correspondem ao que de fato foi falado, em entrevista, pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.

 Por essa razão, foi enviada hoje à repórter que fez a entrevista e assina a matéria uma nota com um pedido de publicação de um esclarecimento no mesmo veículo. “A reportagem distorce minhas declarações e minhas posições, e traz enormes prejuízos à minha pessoa e à instituição que lidero”, diz o presidente do Instituto Alfa e Beto.

Seguem abaixo a íntegra da nota enviada à correspondente do Le Monde no Brasil, Claire Gatinois, e também um artigo publicado recentemente no jornal O Estado de S. Paulo que traz a posição do Prof. João Batista Oliveira em relação ao referido projeto.

Carta enviada à corresponde no Brasil do jornal Le Monde:

Prezada jornalista Claire,

Re: Publicação no Jornal Le Monde

Na entrevista que lhe dei e respondendo às suas perguntas, disse que tudo que está na proposta de lei da Escola Sem Partido já consta de textos legais. Portanto, a proposta em nada acrescenta ao que já existe. Disse, ademais, que considero inócua uma lei desta natureza, pois sua implementação é praticamente impossível. Também disse que procede a motivação dos proponentes da lei, dado que existe muito de doutrinação tanto em livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação quanto em salas de aula, conforme amplamente comprovado e divulgado no país (por falar nisso, o Fernando Schiller, do INSPER, publicou artigo neste final de semana sobre pesquisa que ele fez comprovando isso).

Finalmente, disse que o que era inaceitável era estimular a gravação de aulas e denúncia de professores – o que tem a ver com o tema e nada tem a ver com a proposta do grupo Escola Sem Partido. 

Sugeri-lhe, ainda, ler o artigo que eu havia acabado de publicar no jornal O Estado de São Paulo sobre esse tema (há exatamente duas semanas), para ter clareza quanto à minha posição a respeito.

Sua reportagem em muito prejudica e distorce minhas declarações e minhas posições e traz enormes prejuízos à minha pessoa e à instituição que eu lidero. Por essas razões, solicito a imediata publicação de um esclarecimento no Jornal Le Monde.

Atenciosamente,

João Batista Oliveira

Presidente do Instituto Alfa e Beto

 

Reprodução do artigo do presidente do Instituto Alfa e Beto publicado no dia 5 de novembro de 2018:

bolsonaro educação