Municípios parceiros do Instituto Alfa e Beto mantêm rotina de estudos e de atividades escolares mesmo em tempos de ensino remoto por causa da pandemia

Uma das vantagens dos municípios parceiros do Instituto Alfa e Beto é a adoção de um sistema de ensino estruturado, que abrange capacitação gerencial e pedagógica, além de assistência técnica monitorada com o uso de sistemas computadorizados de informação.

2251
Mãe ensinando o filho a estudar em um computador. Eles utilizam a mesma roupa, uma blusa xadrez azul com preto.
Mãe ensinando o filho a estudar em um computador. Eles utilizam a mesma roupa, uma blusa xadrez azul com preto.

Secretarias Municipais de Educação Atuam para melhorar Impactos da Pandemia e manter a rotina de estudos

Primeiramente, diversas secretarias municipais de educação parceiras do Instituto Alfa e Beto realizam ações para atenuar as consequências do fechamento temporário das escolas durante a pandemia de covid-19. Essas iniciativas incluem o envio de livros didáticos para a casa dos alunos e o estreitamento dos laços entre professores e familiares.

Sendo assim, o objetivo é incentivar a participação dos pais nas atividades escolares e nos deveres de casa. Contudo e com uma boa gestão pedagógica, aliada a um sistema de ensino estruturado e ao esforço contínuo dos profissionais de educação, contribui para bons resultados com o ensino remoto.

Água Branca e São João da Mata: Envio de Material Didático durante a pandemia

O município de Água Branca (PI), parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2006, envia semanalmente material escolar para os alunos. “Estamos enviando os livros de Português e de Matemática do Instituto. Também entregamos um envelope com as atividades e um roteiro para auxiliar os pais no acompanhamento dos filhos”, explica Miracy Soares, professora na Escola Maria de Souza.

Em São João da Mata (BA), que trabalha com o Instituto Alfa e Beto desde 2019, os livros didáticos são entregues nas casas dos alunos. “Isso faz toda diferença. Mantemos as crianças em uma rotina escolar e em atividade intelectual, sem maiores prejuízos para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo”, afirma Márcia Baqueiro, diretora administrativa e gestora pedagógica da Secretaria de Educação.

Sistema de Ensino Estruturado: Um Aliado Importante na pandemia

Entretanto, o municípios parceiros do Instituto Alfa e Beto se beneficiam de um sistema de ensino estruturado que inclui capacitação gerencial e pedagógica, além de assistência técnica monitorada com sistemas computadorizados de informação.

A cidade de Samambaia (DF) diminui os prejuízos à aprendizagem com essa prática. “A adoção de um sistema de ensino estruturado, somada à boa organização da direção e ao compromisso dos professores, gera confiança nas famílias. Elas são fundamentais no auxílio às atividades escolares durante esse período sem aulas”, explica Ana Helena Munro, coordenadora do Instituto.

Em Caculé (BA), o ensino estruturado também se mostra um grande aliado. “Nesse período de crise, a cidade colhe os frutos da adoção das práticas do ensino estruturado que fazem parte da parceria com o Instituto Alfa e Beto.

Sendo assim, os professores inovam e trabalham de forma exemplar. Os alunos e seus responsáveis se mostram interessados, participativos e engajados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, faz a sua parte”, comenta a Secretária de Educação, Adailde Teles.

Integração e Tecnologia: Casos de Sucesso com uma rotina de estudos

Em Jequiá da Praia (AL), a integração entre professores e responsáveis pelos alunos é muito importante, principalmente nas turmas de alfabetização. “A experiência com o ensino remoto tem sido muito boa. Os professores estão integrados à comunidade, e isso ajuda muito”, avalia Jusseran de Souza, coordenador pedagógico da Escola Manoel Cotias de Jesus.

Ademais, outro recurso tecnológico utilizado para fazer a ponte entre professores e familiares são os aplicativos da Alfa e Beto Soluções. Os jogos disponíveis para download são “Ilhas do Alfabeto”, “Tabuada na Fazenda”, “Flui – A Cidade das Palavras” e “Craque da Leitura”.

Adaptação e Planejamento em Iuiú

Elizete Alves de Souza Pereira, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Iuiú (BA), comenta sobre a adaptação das escolas da cidade. “Fizemos um planejamento e focamos nas atividades que possam ser acompanhadas de forma remota pelos professores.

Os aplicativos Alfa e Beto já estão sendo utilizados por muitas crianças e suas famílias. Estamos trabalhando para que esse número cresça”, explica a Secretária.

Conclusão

As ações das secretarias municipais de educação parceiras do Instituto Alfa e Beto são essenciais para minimizar os impactos da pandemia. A combinação de envio de materiais didáticos, integração entre professores e famílias e uso de tecnologia mostra-se eficaz na continuidade da aprendizagem.