Parceria de Satuba-AL e Instituto Alfa e Beto

Alfabetização no 1º ano de ensino é fundamental para toda criança

743
Parceria de Satuba-AL e Instituto Alfa e Beto

De 13 a 16 de março do corrente ano serão realizadas capacitações no município de Satuba, localizado na região metropolitana de Maceió-AL.

No Brasil, mais da metade das crianças não leem ao final do 3º ano. Com pouco mais de 14 mil habitantes, Satuba decidiu mudar esta realidade com a implantação do Programa de Alfabetização do 1º ao 3º ano em 2022. Em 2023, o município fortalece a rede municipal de ensino dando continuidade a metodologia de alfabetização no 1º ano e implementa  ensino estruturado  nas turmas de 2º e 3º anos.

Para colaborar com essa parceria, ministraremos ao longo da semana capacitações pedagógicas para as equipes da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores e professores da rede de ensino que irão acompanhar e lecionar para os alunos do 1º ano de ensino (alfabetização), 2º e 3º do ensino fundamental.

 

É comprovado que estratégias adequadas, pessoas comprometidas e uma boa gestão conseguem melhorar progressivamente o desempenho dos alunos. Com esse objetivo, a secretária de educação, Thomazia Andrade, a Diretora de ensino, Agnanmir Rocha, e as coordenadoras, Maria Aldina e Maria Vânia estão participando efetivamente dessa semana de capacitação das equipes.

“Para nossos alunos aprenderem com eficiência, é preciso que o professor compactue com a proposta pedagógica e esteja sempre atento ao planejamento e ao material didático”, disse Fábio Silva, Coordenador do Instituto Alfa e Beto e responsável pela implementação de todos os programas no município.

Os professores e educadores de muitas gerações não esperaram pela ciência para ensinarem a ler. Mas, para muitas crianças, o processo de aprendizagem pode tornar-se mais rápido, sem grandes dificuldades e desmotivação. É nisso que acreditamos quando fazemos parcerias como essa em Satuba.

É como diz José Morais em seu livro Criar Leitores: Para Professores e Educadores (2013) “Saber ler e ler bem são condições indispensáveis para ler sem esforço e, assim, ter prazer em ler mais”. No Instituto defendemos que toda aprendizagem implica processos que de início são sobretudo conscientes, intencionais, e se tornam progressivamente automatizados. O nosso foco é o aluno, o critério das nossas análises é a Ciência: só é possível formular e avaliar políticas e práticas educacionais com base nas evidências científicas colhidas com rigor técnico.  Educação baseada em evidências – é nisso que o Instituto Alfa e Beto acredita e é por isso que temos parcerias como a de Satuba.

Fale conosco também através do e-mail atendimento@www.alfaebeto.org.br ou pelo WhatsApp (34) 99330-0111.