Livros, aplicativos e ferramentas de comunicação on-line: como Sobral (CE) está mantendo o aprendizado dos seus alunos e o vínculo com as famílias durante a pandemia de covid-19

Parceira do Instituto Alfa e Beto desde 2003, cidade tem há vários anos melhor desempenho de todo o país nas avaliações de 5º e 9º anos da Prova Brasil

2869
crianças de sobral felizes e contentes na escola, no período pré pandemia
crianças de sobral felizes e contentes na escola, no período pré pandemia

Sobral Adota Iniciativas Tecnológicas para Manter a Aprendizagem Durante a Pandemia

Referência em educação no Brasil, o município cearense de Sobral está realizando uma série de iniciativas com o objetivo de minimizar os prejuízos à aprendizagem dos alunos em decorrência do isolamento social e do fechamento temporário das escolas associados à pandemia de covid-19. As ações abrangem a utilização de ferramentas tecnológicas, como videoaulas e aplicativos pedagógicos, além do envio periódico de materiais didáticos para a casa dos alunos, incluindo exercícios e atividades de livros do Instituto Alfa e Beto, como o “Aprender a Ler”.

Importância da Continuidade Pedagógica

A orientadora da Célula de Ensino Fundamental I da Secretaria de Educação de Sobral, Arinede Enaira da Silva de Almeida, explica a importância de manter as atividades pedagógicas mesmo à distância: “É fundamental garantir a todos os estudantes o direito à aprendizagem. As nossas escolas têm utilizado todos os recursos tecnológicos de comunicação disponíveis para garantir a interação, a aprendizagem e o fortalecimento de vínculos afetivos”, explica.

A Colaboração entre Escola e Família

Além disso, a coordenadora pedagógica da Escola Manoel Marinho, da cidade de Sobral, Luciane Dias Vasconcelos, destaca que os professores estão conseguindo trabalhar os livros de maneira remota: “Explicamos para os pais a importância do ensino à distância e acertamos que todos os dias os professores iriam dar assistência on-line”, diz.

Por outro lado, além da manutenção da rotina de aprendizagem dos alunos, a aproximação entre a escola e os pais é fundamental para diversos aspectos do desenvolvimento infantil. A diretora da Escola Padre Osvaldo Chaves, Lira Augusta Soares Santana Silva, entende que é papel da escola passar segurança e afeto: “Nesse momento, o que mais importa é tirar os meninos dessa situação de medo e desenvolver o afeto, fortalecer as competências socioemocionais como empatia e amor ao próximo. O ambiente escolar sempre foi um grande referencial”, afirma.

Utilização de Ferramentas Tecnológicas

Uma das ferramentas tecnológicas que mais tem auxiliado as professoras em Sobral são as videoaulas, enviadas por meio de grupos do WhatsApp e por e-mail. Para Samyla Nascimento de Sousa, professora do 1º ano da Escola José Ermírio de Moraes, o uso da tecnologia é uma forma de evitar a exclusão: “Enviamos as atividades todos os dias, e depois a professora verifica quem as realizou. Uma equipe administrativa da escola imprime o material que é entregue às famílias em suas casas, sempre obedecendo as normas de segurança para evitar contaminação”, explica a professora.

Integração entre Educação e Tecnologia

Ademais, a coordenadora da Escola José da Matta e Silva, na cidade de Sobral, Antônia de Fátima Pereira Melo Teixeira, lembra que os aplicativos da Alfa e Beto Soluções são exemplos desses novos tempos em que educação e tecnologia andam integrados: “Os jogos educativos disponibilizados também nos ajudam a enfrentar os desafios nesse momento. Incentivamos as famílias a utilizá-los, e o feedback tem sido positivo – as crianças estão aprendendo de forma lúdica”, explica.

A Importância da Participação dos Pais

Com a pandemia do novo coronavírus, um fator positivo tem sido a participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

A diretora da Escola Emílio Sendim, Francisca de Fátima Farias de Sousa, vê com bons olhos essa atuação dos responsáveis: “A família deixou de ir à escola, mas a escola está indo até a família.

Para que tudo dê certo, precisamos agir com organização e planejamento. Temos um planejamento mensal com todos os professores em que o maior objetivo é o fortalecimento do vínculo da escola com a família”, diz.

Capacitação dos Profissionais de Educação

Muitos profissionais de educação da cidade estão se valendo da quarentena para realizar cursos à distância (EAD).

Ademais, já para Arinede Almeida, os cursos online “possibilitaram a ampliação de conhecimentos e proporcionaram a interação dos docentes”.

Planejamento da Volta às Aulas

Além disso, das iniciativas para dar suporte aos professores e às famílias dos alunos, Sobral também está iniciando o planejamento da volta às aulas. Sendo assim, de acordo com Francisca de Sousa, o retorno deve ser planejado cuidadosamente.

Ademais, nada será como antes. É preciso aprimorar essas novas práticas e se familiarizar com a tecnologia”, diz. Muitas coisas vão depender cada vez mais da tecnologia, pelo menos por um bom tempo. E isso é bom para quem gosta do novo, gosta de aprender”, acredita.

Conclusão

Portanto, as iniciativas de Sobral demonstram como a integração entre educação e tecnologia pode minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos. Em conclusão, o esforço conjunto entre educadores, famílias e a comunidade escolar é essencial para garantir a continuidade do desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças.