Loading...

Quem somos

Educação de qualidade assegura o desenvolvimento das pessoas e da sociedade: crianças e jovens educados produzem mais e melhor, são conscientes de seus direitos e deveres e estão aptos a contribuir ativamente para a construção de uma economia sustentável e justa.

Por isso, no Instituto Alfa e Beto trabalhamos para criar uma sociedade consciente e mais produtiva começando pela educação. Atuamos para fomentar e fortalecer o debate educacional no Brasil porque acreditamos que a educação só melhora quando há pressão social – principalmente de setores importantes e estratégicos – porém a pressão social só existe quando é precedida por informação e conhecimento.

Entendemos que a sociedade brasileira e muitos daqueles que ocupam posições influentes ainda não despertaram para o enorme desafio que precisa ser vencido na educação e aspiramos transformar essa situação.

Por meio de nossas publicações e ações, oferecemos análises que evidenciam se e como políticas e práticas educacionais contribuem para desenvolver nos alunos habilidades e competências essenciais para fazê-los avançar de forma satisfatória dentro da escola e no mercado de trabalho.

Tendo sempre como foco o aluno, o critério das nossas análises é a Ciência: só é possível formular e avaliar políticas e práticas educacionais com base nas evidências científicas colhidas com rigor técnico. Educação baseada em evidências é o nome do jogo.

É nisso que o Instituto Alfa e Beto acredita. É assim que o Instituto Alfa e Beto trabalha.

Missão e valores

Temos como missão contribuir com evidências e análises sobre o que funciona em educação para qualificar o debate e promover uma transformação nas políticas e práticas, mobilizando setores importantes da sociedade em torno de questões-chave para o avanço da educação.

Temos como valores o rigor na análise das evidências e melhores práticas; a excelência na execução de todas as nossas ações; a independência total de nossa atuação e o pioneirismo no estabelecimento de agenda para o debate educacional no Brasil.

Presidente

Foto: João Batista Araujo e Oliveira

João Batista Araujo e Oliveira Presidente do Instituto Alfa e Beto

Psicólogo e Ph.D. em Educação pela Florida State University (1973). Pós-doutorado e Visiting Scholar da Graduate School of Business, Stanford University (1977-1978). Professor universitário no Brasil (UFMG, COPPEAD/UFRJ) e na França (Université de Bourgogne, Dijon). Em 2016, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão de Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados.

Publicou dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, bem como livros técnicos e outros voltados para políticas públicas. Foi diretor do IPEA e secretário executivo do MEC. Trabalhou como funcionário do Banco Mundial, em Washington, e da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. Em 2006, criou o Instituto Alfa e Beto, que se dedica a promover o conceito de educação baseada em evidências e tem foco em intervenções voltadas para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental com ênfase na alfabetização e leitura.

currículo lattesBlog na Veja




Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.