Prog. de Ensino Estruturado Alfa e Beto Soluções: um norteador para os caminhos da educação infantil

443
Prog. de Ensino Estruturado Alfa e Beto Soluções: um norteador para os caminhos da educação infantil

Como você imaginaria um Programa de Ensino Estruturado voltado para a educação infantil? A Alfa e Beto Soluções pensou nisso e organizou uma estrutura completa, com todos os materiais necessários para amparar e guiar cada etapa do ensino infantil, da pré-escola ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Neste texto, apresentamos a você como esse programa pode nortear pais e educadores nos caminhos para uma Educação Básica de qualidade.

Kits Estruturados

Os produtos da Alfa e Beto Soluções são seriados e abordam conteúdos divididos em coleções voltadas para crianças de zero a três anos, Pré-Escola 1 e 2 e do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Zero a três anos

Para a faixa etária de zero a três anos, a coleção indicada é a Pequenos Leitores. Essa coleção conta com 12 livros ricamente ilustrados, que apresentam os objetivos e situações do cotidiano e estimulam a interação entre adultos e crianças, fortalecendo vínculos afetivos e impulsionando o desenvolvimento infantil.

Os livros podem ser utilizados em diferentes contextos: casa, escola, berçário, creches, brinquedotecas e bibliotecas. Por não conterem textos, esses livros estimulam a imaginação e criatividade dos adultos quando estão interagindo com as crianças.

As imagens e ilustrações, ricas em cores e detalhes, podem criar os mais diferentes contextos de brincadeiras, e todo dia pode ser uma aventura ou uma nova história.

Conheça os nossos materiais de Zero a Três Anos.

Pré-Escola I e II

Para a Pré-Escola I e II, as coleções indicadas são a Grafismo e Caligrafia e a Livros Gigantes. A Coleção Grafismos tem a finalidade de desenvolver habilidades de escrita de letras de forma e cursiva. Esse material pode ser utilizado em pré-escolas, classes de alfabetização e também em casa, como apoio escolar.

A Coleção Livros Gigantes, dividida nos volumes Chão de Estrelas, Leia Comigo e Conte Outra Vez, é voltada para crianças de 3 a 5 anos e de 6 a 8 anos. O seu principal objetivo é encantar e envolver os alunos e, pelo tamanho “gigante”, promover a leitura interativa. Com eles, pais e educadores podem se sentar no chão com os pequenos e brincar com a contação de histórias.

Os três volumes da Coleção incluem 20 textos cada, ricamente ilustrados e ajudam a desenvolver habilidades no manuseio de livros; vocabulário, atitudes e comportamentos necessários ao trabalho escolar; e consciência fonêmica.  Muitas leituras também proporcionam o desenvolvimento de outras atividades como contagem, música, dança, canto ou exploração do folclore.

Os livros são acompanhados de seus respectivos Manual do Professor que apresenta sugestões e orientações para os adultos que leem com a criança – sejam elas pais, educadores ou professores.

Conheça os nossos materiais voltados para a Pré-Escola I e Pré-Escola II.

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Do 1º ao 5º ano, os produtos desenvolvidos pela Alfa e Beto seguem a Base Nacional Comum Curricular, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.

Os livros apresentam de forma simples e objetiva atividades lúdicas para o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias para o domínio do código alfabético, incluindo as habilidades de análise e síntese de fonemas, decodificação e desenvolvimento de fluência de leitura.

Também contam com conteúdos e atividades voltados para outras disciplinas como Matemática e Ciências. Os livros de Matemática são estruturados a partir dos eixos de números e operações, grandezas e medidas, formas e volumes e tratamento da informação. Os livros de Ciências, por sua vez, se concentram nos conceitos básicos de ciências e no aprofundamento progressivo das quatro áreas da Ciência: Vida e Ambiente; Estruturas e Mecanismos; Matéria e Energia; e Terra e Universo.

As coleções que podem ser destacadas são: Coleção ABCD de Língua Portuguesa, Coleção IAB de Matemática e Coleção IAB de Ciências.

Conheça os nossos materiais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os caminhos da educação

Com os materiais didáticos do Programa de Ensino Estruturado da Alfa e Beto Soluções, pais, educadores e instituições de ensino terão ao seu alcance o que há de melhor na alfabetização, ensino e educação infantil.

Todos os materiais se complementam e dão continuação ao desenvolvimento escolar da criança em cada nível da Educação Básica. Cada livro e coleção desenvolvida pela Alfa e Beto Soluções é baseada em avaliações científicas e indicadores educacionais.

A partir dos kits estruturados, os alunos poderão desenvolver os conhecimentos, competências e habilidades que são cobradas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação. Tudo feito com o objetivo de seguir propostas pedagógicas e conduzir os estudantes na direção de uma educação infantil de qualidade