Programa Alfa e Beto de Desenvolvimento de Fluência de Leitura

Sobre o Programa

O Programa Alfa e Beto de Fluência de Leitura é o único programa sistemático existente no Brasil voltado para o desenvolvimento de competências de leitura fluente. Esse ensino se inicia no 1º ano do Ensino Fundamental, junto com o ensino da decodificação, e se estende aos anos posteriores.

A quem de Destina

Alunos do Ensino Fundamental I.

Principais Características

  • As propostas de desenvolvimento de fluência de leitura podem ser aplicadas como parte integrante do Programa de Língua Portuguesa, ou como estratégia independente. Alguns materiais podem ser usados também nas séries finais do Ensino Fundamental e em turmas de contraturno.
  • O processo de aquisição de fluência de leitura passa por algumas etapas conhecidas. Primeiro o aluno aprende a decodificar. Em paralelo, vai adquirindo a capacidade de reconhecimento automático das palavras. A leitura passa, então, a ser facilitada pelo treino, o que permite a aquisição de familiaridade com os conteúdos. As palavras conhecidas são lidas automaticamente, ao passo que as desconhecidas dependem da decodificação.
  • Assim, o primeiro objetivo do ensino de fluência é evitar erros, pois, dessa forma, o leitor aumenta a velocidade de leitura e interfere menos no entendimento do sentido. O segundo objetivo é aumentar a velocidade. Para isso são usadas diversas técnicas, algumas, inclusive, usadas no ensino da leitura dinâmica. O uso criativo destas pode também associar o conhecimento gramatical, o que ajuda o aluno a avançar mais rapidamente no entendimento do sentido do texto. O terceiro objetivo é aumentar o ritmo e a cadência, para que o aluno evite gaguejar, silabar ou cometer erros durante a leitura.
  • Materiais

  • Clique aqui para conhecer os materiais do Programa Alfa e Beto de Revisão das Séries Finais.

    Redes de ensino público e privado: Clique aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais detalhes sobre as condições comerciais e de implantação do programa.