Alfa e Beto na TV: o programa educativo ideal para alfabetização infantil

O Alfa e Beto na TV é um programa voltado para a alfabetização infantil, da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental.

1781
Confira agora a nova programação das aulas do Programa Alfa e Beto na TV para o mês de julho na Rede Vida Educação

O Alfa e Beto na TV é um programa voltado para a educação e alfabetização infantil, da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, com aulas de Português (Alfabetização) e Matemática.

Transmitido pelos canais da Rede Vida Educação e no YouTube, ajuda milhares de crianças em todo o Brasil, e surgiu como uma alternativa às aulas suspensas na pandemia. Ficou interessado? Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre o projeto do Instituto Alfa e Beto.

Alfabetização Infantil

Para o Instituto Alfa e Beto, a alfabetização infantil tem início a partir da 1ª série do Ensino Fundamental, quando a criança já chegou aos 6 anos de idade. A educação infantil, no entanto, começa antes disso.

Na fase dos 2 a 5 anos de idade, especialistas em educação recomendam que as crianças sejam estimuladas em situações que dêem os primeiros passos em direção ao letramento.

Seja com a participação dos pais ou dos professores, lendo livros diferentes e mostrando aos pequenos situações do cotidiano que envolvam, por exemplo, com qual letra seus nomes começam ou quais outras palavras começam com essa mesma letra.

Todo esse processo de iniciação educacional que seria rotineiro na vida das crianças, no entanto, foi afetado com o início da pandemia da covid-19, em 2020. Apesar disso, projetos que incentivam a alfabetização infantil não deixaram de atuar para que elas continuassem aprendendo: como é o caso do programa Alfa e Beto na TV.

Conhecendo o Alfa e Beto na TV

Você conhece ou já ouviu falar no programa Alfa e Beto na TV? Ele é uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto e da Rede Vida Educação, diante da necessidade de reduzir o impacto da suspensão das aulas na vida das crianças, especialmente aquelas em fase de alfabetização.

Oficialmente, a primeira edição foi ao ar no dia 26 de outubro de 2020. O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, podendo também ser seguido com proveito por alunos concluindo a Pré-Escola II, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e não alfabetizados de qualquer série escolar.

Como assistir ao Alfa e Beto na TV?

Se você faz parte do time que ficou interessado na ideia e no propósito do Alfa e Beto na TV, fique sabendo que assistir o programa é muito fácil. Pela TV basta acessar os canais da Rede Vida Educação.

O Alfa e Beto na TV vai ao ar com horários principais de exibição e, ainda, com reprises do dia e da semana aos sábados e domingos. Para saber o número do canal Rede Vida Educação na sua cidade clique aqui!

Pela internet no site do Instituto Alfa e Beto estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Pelo canal no YouTube também é possível encontrar todos os conteúdos. Aos que desejarem acessar as aulas, é necessário preencher o formulário.

Alfabetizando em casa pela TV

Alfabetizar em sala de aula não é uma tarefa fácil e exige preparo por parte dos professores. Afinal, as crianças, até então acostumadas com a oralidade, iniciam um processo de aprendizagem de um código complexo – no caso, o código alfabético.

Alfabetizar pela TV, então, é um desafio bem maior, que pode ser contornado com recursos cênicos e lúdicos, como, por exemplo, o uso de bonecos para representar os alunos. É o que faz o Alfa e Beto na TV.

O programa conta com a participação dos fantoches e da professora de Língua Portuguesa interpretada pela atriz Aline Borges. Os bonecos têm sua personalidade própria e reproduzem a linguagem de crianças dessa faixa etária, com estruturas sintáticas bastante definidas e fluência verbal que lhes permite interagir com desenvoltura com a professora, especialmente nas atividades de interpretação de textos e redação.

A importância de reproduzir o ambiente escolar

O Alfa e Beto na TV busca reproduzir em seus programas o ambiente escolar para deixar que as crianças, mesmo em casa, sintam-se familiarizadas com a sala de aula, a relação entre professor e aluno e, ainda, de alunos com outros alunos (através dos fantoches).

Há também um professor assistente, o personagem invisível chamado “O Voz” que faz intervenções eventuais e tem três papéis principais: modela a prosódia e a fluência de leitura; reforça princípios básicos do comportamento e aprendizagem com suas frases repetitivas que se tornam importantes lembretes para as crianças; e executa algumas tarefas, introduzindo variedade e novidade na sua condução.

Os fantoches se comportam como alunos de verdade, interessados, motivados e participativos. Nas atividades de decodificação eles manifestam as dificuldades naturais de quem está aprendendo a ler. E ao longo das aulas, vão melhorando sua proficiência de leitura – como é de se esperar numa boa classe de alfabetização.

Segundo o presidente do Instituto Alfa e Beto e idealizador do programa, professor João Batista Oliveira, os atores-professores têm um papel central. Eles conduzem as atividades com firmeza, esclarecem dúvidas e estimulam a participação das crianças em casa e dos bonecos com que contracenam.

São atentos, alegres e participam das brincadeiras sem perder o controle da situação. Ilustram e modelam um vasto elenco de habilidades fundamentais de um bom professor: sabe o que faz, sabe fazer, planeja e executa o que foi planejado, domina os instrumentos de trabalho, modela os comportamentos e habilidades que ensina, e estimula os alunos a participar o tempo todo, sem perder o fio da meada.

Como o Alfa e Beto na TV pode entrar na sua rotina?

Cada criança e sua família estão inseridos em uma rotina diferente e priorizar o ensino e alfabetização do seu pequeno pode ser uma tarefa desafiadora, em meio às várias atividades de casa e do trabalho.

No entanto, adaptar o ensino e a alfabetização infantil no dia a dia da família pode tornar a dinâmica da educação em casa algo prazeroso e fortalecer conexões entre pais e filhos. Esse é o caso da Dahyane Paes, que é professora e mãe da Sophia de 5 anos.

Juntas, elas protagonizaram uma série de depoimentos sobre o Alfa e Beto na TV, composta por 5 episódios disponíveis no canal no YouTube. Na série, a família relata de forma bem dinâmica e descontraída como foi dar os primeiros passos para assistirem juntas ao programa Alfa e Beto na TV, para a Pré-Escola.

Segundo Dahyane, inicialmente foi preciso iniciar uma organização da rotina em casa e fazer a aquisição dos materiais necessários para que a filha pudesse assistir às aulas, acompanhar as atividades em cada livro e realizar as tarefas propostas.

Acompanhar as aulas com a filha permitiu que Dahyane observasse nela o desenvolvimento de habilidades relacionadas à chamada “função executiva”, como prestar atenção, ter foco e disciplina. As atividades do Alfa e Beto na TV para a Pré-Escola baseiam-se em 5 tópicos: brincar de aprender, brincar com as palavras, com as letras, com as mãos e com o corpo.

Como adquirir os materiais para assistir às aulas?

O Alfa e Beto na TV conta com um time bastante especial, que se preocupou em organizar tudo para que você, pai ou professor, possa orientar a sua criança na hora de começar a assistir às aulas e seguir os materiais elaborados para cada uma delas.

Os kits de Alfa e Beto na TV foram feitos de forma seriada, seguindo as demandas correspondentes à Pré-Escola e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Abaixo, você confere os Kit Pré-Escola I e Kit Pré-Escola II.