DEPOIMENTOS

Histórias Inspiradoras de Transformação Educacional com o Instituto Alfa e Beto

Descubra o impacto que uma educação de qualidade pode trazer para TODOS. Venha conhecer nossas iniciativas educacionais e nossos RESULTADOS.

RELATÓRIO DE IMPACTO DO INSTITUTO ALFA E BETO

A PROVA BRASIL É UMA DAS NOSSAS REFERÊNCIAS DE SUCESSO

No RELATÓRIO DE IMPACTO DO IAB encontram-se resultados referentes as intervenções realizadas pelo Instituto.

Os resultados se limitam a ações que podem ser avaliadas por meio dos dados da Prova Brasil, testes externos elaborados pelas redes de ensino ou de experimentos científicos controlados, especialmente a avaliação de intervenções relacionadas com a Primeira Infância, com o uso de software educativo e teste de novos programas.

O compromisso do Instituto Alfa e Beto é estimular o debate em torno das evidências – no sentido de promover a adoção de políticas e práticas com resultados comprovados. Por isso se julga na obrigação de documentar e divulgar os resultados de seu trabalho. Este também é um convite para que instituições congêneres façam o mesmo.

Números que dizem muito sobre nós

Programas implementados com sucesso do Norte ao Sul do Brasil.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

+ 100

ESCOLAS PÚBLICAS UTILIZARAM OS MATERIAIS IAB
EM 2023

+ 100

DE ALUNOS IMPACTADOS PELOS NOSSOS PROGRAMAS (Resultados comprovados pelo êxito de nossos alunos na Prova Brasil)

0 ,5M

CASOS DE SUCESSO: Trizidela do Vale - MA

O município de Trizidela do Vale, no Maranhão, apesar de ter se emancipado há menos de 30 anos, não quer perder tempo com a melhoria educacional de seus cidadãos. A cidade, na última década, até obteve melhora em seus resultados, mas ainda convivia com um grave problema: os estudantes não estavam sendo alfabetizados. Para resolver essa dificuldade, fez uma parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), para que os índices nesse segmento melhorassem.

“Apesar de nos últimos 10 anos o município de Trizidela do Vale ter melhorado os seus resultados, inclusive elevando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), continuávamos a perceber um grave problema: não estávamos conseguindo alfabetizar nossos estudantes na idade certa. Participamos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e nossos resultados com relação à alfabetização não mudavam. Percebemos que precisávamos de algo mais prático”, contou a secretária municipal de Educação de Trizidela do Vale, Maria Sônia Silva Abreu.
Trizidela do Vale - MA

CASOS DE SUCESSO: SOBRAL - CE

Este estudo de caso responde à solicitação do Secretário de Educação de Sobral - CE Francisco Herbert Lima Vasconcelos, buscando esclarecer os elementos que contribuíram para o sucesso educacional no município.

Diferenciando-se de estudos anteriores, esta análise visa maior transparência nos fatores que impulsionaram e mantêm o êxito educacional em Sobral.

Baseando-se em documentação existente, entrevistas com dirigentes da Secretaria e questionários respondidos por pais, professores e diretores das escolas locais, o estudo destaca dois conjuntos de fatores.

O primeiro, aplicável a qualquer município, envolve a adoção de princípios e práticas do ensino estruturado, com integração eficiente entre pedagogia e gestão. O segundo conjunto, específico de Sobral, destaca-se pela qualidade, consistência e continuidade da implementação, aspectos cruciais para o sucesso duradouro.
SOBRAL - CE

CASOS DE SUCESSO: SOBRAL - CE

Há mais de 20 anos, o município de Sobral, Ceará, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, iniciou uma transformação educacional para elevar a qualidade do ensino, com foco em alcançar todas as crianças.

A cidade adotou o Programa Alfa e Beto de Alfabetização em 2003, visando alfabetizar as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Com uma população de 208.935 habitantes e uma rede escolar de 65 escolas atendendo mais de 33 mil alunos, Sobral se destacou pela implementação de programas de correção do fluxo escolar, gestão eficaz e ensino estruturado.

O impacto positivo foi evidenciado pelo aumento progressivo nas notas da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, principalmente nos anos iniciais.
SOBRAL - CE

CASOS DE SUCESSO: VIAMÃO - RS

Os gestores municipais de Viamão, Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Raiar, buscaram a colaboração do Instituto Alfa e Beto no início de 2018 para superar desafios educacionais.

Diante dos resultados estagnados em Língua Portuguesa e declínio em Matemática nas Séries Iniciais da Prova Brasil de 2017, a intervenção foi crucial para que o município experimentasse uma mudança radical no aprendizado dos alunos e consequentemente no seu desempenho na Prova Brasil.

Com uma população de aproximadamente 255 mil pessoas, a rede escolar municipal de Viamão, composta por 62 escolas e 25 mil alunos, enfrentava a necessidade de aprimorar a primeira infância e as habilidades fundamentais para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental.

Em apenas dois anos, Viamão testemunhou uma transformação significativa na gestão e operação educacional, refletida em um notável crescimento de 12,2% nas notas de Matemática e 8,8% em Língua Portuguesa do 5º ano da Prova Brasil, de 2017 a 2019.
VIAMÃO - RS

CASOS DE SUCESSO: BOM JESUS - PI

Em Bom Jesus, Piauí, o desafio educacional foi enfrentado a partir de 2015, quando apenas 40% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizados.

Com uma população de quase 24 mil habitantes, a rede escolar municipal, composta por 16 escolas e cerca de 5 mil alunos, buscava metodologias eficazes para reestruturar o aprendizado e a gestão, evitando reprovações ao final do ano.

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização foi implementado de 2015 a 2020, utilizando o método fônico e aspectos da Ciência Cognitiva da Leitura. Em paralelo, programas de Língua Portuguesa e Matemática, de 2º ao 5º ano, visaram alinhar propostas pedagógicas, métodos, materiais e apoio ao professor.
BOM JESUS - PI

CASOS DE SUCESSO: CORURIPE - AL

O município de Coruripe, Alagoas, mudou a maneira de enfrentar o desafio de melhorar a qualidade da educação municipal em 2003, ao buscar a colaboração do Instituto Alfa e Beto.

Com 20 escolas e mais de 13 mil alunos, a intervenção começou com o Programa Alfa e Beto de Alfabetização no 1º ano, utilizando métodos fônicos e princípios cognitivos da leitura.

De 2012 a 2015, expandiu-se para os programas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 5º ano, enfocando o desenvolvimento da leitura, escrita e habilidades matemáticas.

O treinamento intensivo envolveu professores, diretores e coordenadores, com acompanhamento semanal e análise regular de dados.
CORURIPE - AL

CASOS DE SUCESSO: TERESINA - PI

Teresina, a capital do Piauí, apresentava um cenário extremamente desafiador em 2013, quedas nas notas da Prova Brasil e apenas 48% dos alunos concluindo o 1º ano alfabetizados.

Em parceria com o Instituto Alfa e Beto, foram implementados programas de ensino estruturado, focando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com uma população de cerca de 864 mil pessoas, a rede escolar municipal atende 59.174 alunos em 210 escolas.

A intervenção incluiu o “Alfabetiza Teresina” e programas de revisão em Matemática e Língua Portuguesa. O Instituto ofereceu capacitação anual para mais de mil professores e gestores, resultando em um notável crescimento nas notas do Saeb.

Teresina conquistou o melhor desempenho entre as capitais brasileiras em 2019, destacando-se em Matemática e Língua Portuguesa nos 5º e 9º anos.
TERESINA - PI

SUCESSO CONSTANTE

CONFIRA MAIS ALGUNS DESTAQUES DA APLICAÇÃO DE NOSSOS PROGRAMAS

trizidela do vale imagem 01-3
O município de Trizidela do Vale, no Maranhão, apesar de ter se emancipado há menos de 30 anos, não quer perder tempo com a melhoria educacional de seus cidadãos. A cidade, na última década, até obteve melhora em seus resultados, mas ainda convivia com um grave problema: os estudantes não estavam sendo alfabetizados. Para resolver essa dificuldade, fez uma parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), para que os índices nesse segmento melhorassem.

“Apesar de nos últimos 10 anos o município de Trizidela do Vale ter melhorado os seus resultados, inclusive elevando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), continuávamos a perceber um grave problema: não estávamos conseguindo alfabetizar nossos estudantes na idade certa. Participamos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e nossos resultados com relação à alfabetização não mudavam. Percebemos que precisávamos de algo mais prático”, contou a secretária municipal de Educação de Trizidela do Vale, Maria Sônia Silva Abreu.
Instituto Alfa e Beto - Caso de sucesso - Quais são os elementos chave para o sucesso educacional no município
Este estudo de caso responde à solicitação do Secretário de Educação de Sobral - CE Francisco Herbert Lima Vasconcelos, buscando esclarecer os elementos que contribuíram para o sucesso educacional no município.

Diferenciando-se de estudos anteriores, esta análise visa maior transparência nos fatores que impulsionaram e mantêm o êxito educacional em Sobral.

Baseando-se em documentação existente, entrevistas com dirigentes da Secretaria e questionários respondidos por pais, professores e diretores das escolas locais, o estudo destaca dois conjuntos de fatores.

O primeiro, aplicável a qualquer município, envolve a adoção de princípios e práticas do ensino estruturado, com integração eficiente entre pedagogia e gestão. O segundo conjunto, específico de Sobral, destaca-se pela qualidade, consistência e continuidade da implementação, aspectos cruciais para o sucesso duradouro.
carregando...

SUCESSO CONSTANTE

Depoimentos que dizem mais sobre nosso trabalho

Maria Sônia S. Abreu

Secretária Municipal de Educação, Trizidela do Vale - Maranhão

Estamos
no caminho certo agora.

Em Trizidela do Vale, Maranhão, a parceria com o Instituto Alfa e Beto foi um divisor de águas na educação. Maria Sônia Silva Abreu, a secretária municipal de Educação, relata com entusiasmo os avanços significativos: “Apesar dos desafios iniciais e de um período de enchente que nos atrasou, já conseguimos vislumbrar mudanças significativas no aprendizado de nossos estudantes com a metodologia do Instituto.”

Ela destaca que, mesmo com pouco tempo de implementação, houve um salto notável na alfabetização, com 24% dos estudantes já sendo leitores fluentes. “Estamos no caminho certo agora”, afirma Maria Sônia, ressaltando a importância de um ensino replicável em toda a rede e a satisfação dos pais com o progresso dos filhos.

IAB Casos de sucesso - Messias Souza - Coord. da Secretaria de Educação, Patos de Minas - Minas Gerais

Messias Souza

Coord. da Secretaria de Educação, Patos de Minas - Minas Gerais

Sobretudo em um momento de epidemia, o programa assumiu uma grande importância para nós, com uma linguagem e materiais muito apropriados às características socioeconômicas de nossos estudantes.

Em Patos de Minas, o programa Alfa e Beto na TV mostrou-se uma ferramenta educacional essencial, especialmente durante a pandemia. Messias Souza, Coordenador da Secretaria de Educação de Patos de Minas, destacou os pontos positivos do programa, enfatizando a qualidade dos programas e dos materiais didáticos. “Sobretudo em um momento de epidemia, o programa assumiu uma grande importância para nós, com uma linguagem e materiais muito apropriados às características socioeconômicas de nossos estudantes”, afirmou Messias.

Seu depoimento reflete o impacto positivo do Alfa e Beto na TV na educação dos alunos de Patos de Minas, contribuindo significativamente para o avanço do processo de alfabetização e aritmética.

Marcos Elvas

Ex-prefeito de Bom Jesus - Piauí

O que me chama atenção no Instituto Alfa e Beto é que ele se baseia em dados, ele ajuda o professor a dar uma aula melhor, ensinando a trabalhar com dados de aprendizagem de cada um dos alunos.

O Ex-prefeito de Bom Jesus do Piauí destacou que o Instituto Alfa e Beto foi essencial para colocar o município no topo do IDEB do estado. Ele ressaltou que o Instituto se baseia em dados, auxiliando professores a melhorar suas aulas ao trabalhar com dados de aprendizagem dos alunos.

Ele ainda destaca que: “Municípios que optaram por investir na Educação Básica deixam suas marcas na vida de milhares de crianças e famílias e podem comprovar esses resultados na Prova Brasil.”

COMO APOIAR

Transforme a Educação do Seu Município com o Instituto Alfa e Beto

Convidamos Prefeitos, Secretários de Educação, Gestores Escolares, Entidades Empresariais para mudar a realidade dos municípios e escolas brasileiras.

Contamos com vocês para impulsionar a evolução educacional nos municípios e redes escolares. Seremos parceiros da Educação. Oferecemos assessoria, consultoria e planejamento educacional personalizado, baseados em evidências científicas e práticas comprovadamente eficazes.

Junte-se a nós nesta jornada para elevar o padrão de ensino e criar um futuro brilhante para as crianças e jovens do país.

Instituto Alfa e Beto - como apoiar - imagem
Instituto Alfa e Beto - como apoiar - icone
Instituto Alfa e Beto - como apoiar - icone

Preencha o formulário

Dê o primeiro passo rumo a uma transformação
educacional significativa. Estamos prontos para colaborar
e fazer a diferença juntos!

Nossas publicações

FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO INSTITUTO

Mário Ghio: novo presidente do Instituto Alfa e Beto
João Batista Oliveira deixa a função após 20 anos, passa a gestão para Mario Ghio e deixa um legado de mais de 4 milhões de alunos atendidos em cerca de mil municípios brasileiros
Fábio Juvenal
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu no dia 20 de agosto uma formação para servidores da educação. O encontro, mediado pelo professor Fábio Juvenal, coordenador do Instituto Alfa e Beto, abordou a importância da consciência fonêmica no processo de alfabetização para professores da pré-escola II e coordenadores.
Boy sitting with book enthusiastically engaged in smartphone
Em mais um artigo veiculado no site Congresso em Foco, o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, tratou dessa vez do projeto de lei que vem sendo elaborado pelo Governo Federal para restringir ou proibir o uso de celulares nas escolas.
Arroio do Meio (RS), recebe apoio do Instituto Alfa e Beto para recuperar perdas após as chuvas
O Instituto Alfa e Beto apoia a recuperação educacional de Arroio do Meio (RS) após as chuvas devastadoras, fornecendo materiais didáticos e apoio pedagógico à Escola Municipal Itororó. Com a utilização da Coleção Leitura, os alunos estão se engajando em novas leituras, enquanto os educadores encontram no material um recurso valioso para facilitar a aprendizagem. A solidariedade e o apoio são essenciais para que a comunidade supere os efeitos da catástrofe climática e retome o caminho da educação.
A Importância da Ciência na Alfabetização
João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, proferiu uma palestra no IVEPESP sobre a importância da ciência na alfabetização no Brasil. Durante o evento, ele criticou a BNCC por desconsiderar aspectos biológicos da linguagem e ressaltou a necessidade de políticas públicas fundamentadas em evidências científicas para melhorar os resultados educacionais. A apresentação destacou a urgência de integrar a pesquisa ao processo educativo para transformar a alfabetização no país.

Fale conosco

logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp