Biblioteca Do professor
A Biblioteca do Professor é uma coleção de materiais especialmente desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto para apoiar educadores na tarefa essencial de ensinar crianças a ler e escrever. Com um conjunto abrangente de recursos práticos, atualizados e embasados cientificamente, essa coleção é uma ferramenta indispensável para o aperfeiçoamento constante da prática pedagógica.
RELAÇÃO DE LIVROS QUE COMPÕEM A BIBLIOTECA
APRENDER E ENSINAR
Um livro para professores, contendo os conceitos e ferramentas necessárias para planejar, ministrar e avaliar aulas com sucesso. Objetivo e claro, o livro torna o trabalho do professor mais eficaz. O livro se destina a professores de qualquer nível de ensino. Um livro completo, abrangente e didático.
Na primeira parte o livro aborda a aprendizagem, como as pessoas aprendem, e trata das questões clássicas da psicologia cognitiva – motivação, atenção, memória e compreensão – à luz das evidências mais atuais. Na segunda parte o livro trata, de maneira prática, do processo que vai do currículo à elaboração do plano de curso, plano de aula, organização da aula e avaliação.
ABC DO ALFABETIZADOR
Como o título sugere, trata-se de uma introdução à alfabetização. Contém informações teóricas e práticas sobre todos os componentes essenciais do processo de alfabetização. É voltado para estudantes de pedagogia e professores que já trabalham com a alfabetização.
Alinhado com a Ciência Cognitiva da Leitura e com as principais e mais robustas evidências sobre alfabetização, cada capítulo apresenta ao leitor novos conceitos, reforça conhecimentos prévios e propõe exercícios práticos para uso com as crianças.
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS: NOVOS PARÂMETROS
Este livro destina-se a professores alfabetizadores, formadores de professores, especialistas em alfabetização e, de modo especial, aos responsáveis no mundo acadêmico, profissional e governamental, pela formulação de políticas de alfabetização. Mas também deve ser lido com proveito por educadores e pais comprometidos com a alfabetização das crianças.
É um livro prático de leitura fácil, rápida e agradável que serve como uma primeira aproximação ao tema.

MANUAL DE CONSCIÊNCIA FONÊMICA
O livro se destina a professores de pré-escola e séries iniciais (alfabetização). Ele apresenta um conjunto de atividades lúdicas para desenvolver a consciência fonêmica, isto é, para ajudar as crianças a entenderam a relação entre os fonemas e grafemas. Esse conhecimento será fundamental para preparar a criança para se alfabetizar. Os bonecos Alfa e Beto
são envolvidos nas brincadeiras que introduzem as atividades e dão o tom de brincadeira. Os alunos aprendem técnicas de análise e síntese fonêmica, que vão lhes permitir aprender a descobrir o princípio alfabético. Os bonecos Alfa e Beto podem ser adquiridos separadamente.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE DESENVOLVE
Este livro sintetiza, de maneira simples, clara e prática, o conhecimento científico acumulado nas últimas décadas sobre Desenvolvimento Infantil, especialmente com base nas evidências da psicologia do desenvolvimento e da neurociência. O livro também analisa o impacto de intervenções pelos pais, creches, escolas e projetos sociais – para prever
e remediar situações de risco e promover estímulos adequados ao desenvolvimento. Leitura essencial para a formação de psicólogos e profissionais das áreas de saúde, assistência social, direito e educação, o livro também serve como guia prático de referência para profissionais que lidam com crianças
Ao longo de 10 capítulos, teoria e prática são apresentadas de forma articulada. Na introdução, o leitor é apresentado a um panorama da evolução – e a agenda atual – das “teorias” em Psicologia. Também é analisado, valorizado e relativizado o impacto da Neurociência, que, fundamentalmente, valida avanços em várias áreas do conhecimento.
Os dois capítulos iniciais apresentam uma síntese das principais descobertas e conclusões da ciência do desenvolvimento humano. Os capítulos 3 a 9 tratam de diferentes aspectos do desenvolvimento infantil: físico, motor, pessoal, social e cognitivo. Já o capítulo final sintetiza evidências e práticas relacionadas com a promoção do desenvolvimento infantil, especialmente em contextos de pobreza.
USANDO TEXTOS NA SALA DE AULA: TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
Este livro constitui um instrumento valioso e indispensável para professores de Língua Portuguesa. Ele trata dos diferentes tipos e gêneros de texto e de sua utilização para promover a compreensão da leitura.
O livro divide-se em três partes. Na primeira, são abordadas as chaves da compreensão, ou seja, os cinco fatores que afetam a compreensão de texto pelos alunos: fluência, vocabulário, estrutura da língua, estratégias cognitivas e características do texto.
A segunda parte apresenta informações sobre os cinco principais tipos de discurso/texto: narrativo, descritivo/informativo, persuasivo/argumentativo, de procedimentos e poesia. Nessa parte o leitor se familiariza com o conceito de intenção comunicativa como o critério para identificar os diferentes tipos de texto.
Na terceira parte são apresentados breves sumários com as características de vários gêneros textuais – literários ou não – classificados em função dos tipos a que pertencem. Esses resumos são de enorme valia para o professor ajudar seus alunos a identificar as características próprias de cada gênero.
GUIA IAB DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O Guia IAB de Educação Infantil apresenta o programa, currículo e proposta pedagógica de educação infantil desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto. Ele se destina a escolas, coordenadores pedagógicos e professores. O Guia pode ser usado com diferentes tipos de materiais – mas também pode ser usado com os materiais de pré-escola desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto. Este livro
também é de grande utilidade para pais, cuidadores de crianças e profissionais especializados, como recreadores e responsáveis por brinquedotecas.
LEITURA DESDE BERÇO
O tema central é a leitura desde o berço que, comprovadamente, aumenta as chances de sucesso escolar, mesmo de crianças que provêm de ambientes desfavorecidos e vulneráveis. Apesar de a escolaridade dos pais afetar fortemente as chances de sucesso escolar dos filhos, essa condição não é inexorável. Ela pode ser mitigada ou compensada com iniciativas como programas de leitura.
O livro, publicado em 2010, ainda é atual e apresenta evidências científicas e orientações práticas sobre as estratégias mais eficazes para promover a leitura em casa e na escola.
MANUAL DO GESTOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Manual destina-se a gestores, coordenadores pedagógicos e educadores de centros de Educação Infantil, mas também pode ser utilizado, com proveito, por técnicos e responsáveis pela formulação de políticas e programas de Educação Infantil, bem como por pais, cuidadores de crianças e profissionais especializados,
como recreadores e responsáveis por brinquedotecas. O Manual se divide em duas partes: na primeira, são apresentados conceitos básicos de gestão que serão utilizados ao longo do livro e responde a questões primordiais, como qual é o papel do gestor escolar e como lidar com os diferentes atores envolvidos na vida da instituição A segunda parte do livro está organizada em seis capítulos. Cada um deles contém “fichas” para estudo, reflexão e discussão. As fichas são divididas em tópicos para ajudar o gestor a fazer conexões entre a teoria e a prática. Cada parte aborda a organização a partir de um foco específico, como a importância da liderança e como aplicá-la na rotina. O leitor também encontrará nesse guia um passo-a-passo de como fazer uma rotina diária eficiente, além de toda a legislação referente à educação infantil, que vai auxiliar nas tomadas de decisão. Todas as orientações do livro são baseadas em práticas de sucesso e referências internacionais, que já foram comprovadas na prática.
A quem se destina
Professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que buscam aprimorar continuamente suas habilidades pedagógicas e oferecer uma alfabetização eficaz e de qualidade aos alunos