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O que é consciência fonológica e como desenvolvê-la?

No início do processo de alfabetização, o professor deve se certificar de que os alunos são capazes de identificar os diversos sons.

A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons. Ela é fundamental para o desenvolvimento posterior da consciência fonêmica (identificar que as palavras têm sons) e da decodificação (identificar a correspondência entre os sons e as letras).

Nesse sentido, ter consciência fonológica significa saber identificar e discriminar diferentes sons e suas nuanças – como alto baixo, grave, agudo, próximo, distante, sons dos animais, instrumentos etc.

Mas então, como desenvolver a consciência fonológica?

Idealmente, ela se desenvolve por meio das atividades rotineiras e das interações entre familiares, vizinhos e comunidades próximas. Assim, no início do processo de alfabetização, o professor deve se certificar de que os alunos são capazes de identificar os diversos sons, sua origem, o que ou quem os produz, comparar um som com outro e descrever suas características.

Leia também: Alfabetização com método fônico: perguntas e respostas

No programa Alfa e Beto, as atividades de desenvolvimento de consciência fonológica estão concentradas nas primeiras aulas, como pré-requisitos do programa de desenvolvimento da consciência fonêmica.

Embora a consciência fonêmica seja um fundamento para a alfabetização, é sempre necessário desenvolver e refinar a capacidade de identificar sons. Isso não só ajuda o aluno a aprender a escutar no sentido físico como a ouvir no sentido psicológico e cognitivo, a adquirir competências essenciais de discriminação que possibilitarão uma leitura e, sobretudo, uma escrita ortográfica mais precisa.

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