Equipe do Instituto Alfa e Beto colabora no treinamento dos multiplicadores do Programa Criança Feliz

1581

O Instituto Alfa e Beto foi convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para colaborar no desenvolvimento e na implementação do Programa Criança Feliz. O principal papel do Instituto é a formação dos multiplicadores na utilização da metodologia do programa – o CDC.

O CDC – Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – é uma metodologia desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial de Saúde. Uma das autoras do método, Dra. Jane Lucas, trabalhou junto com o Instituto Alfa e Beto na tradução e implementação dessa metodologia junto ao Programa Nova Semente, em Petrolina, no ano de 2012. Em virtude de sua experiência nessa área, o MDS convidou o Instituto Alfa e Beto para colaborar como parceiro no Programa Criança Feliz.

Nesta semana foi iniciado o treinamento dos multiplicadores dos 27 estados. O treinamento terá a duração de duas semanas e envolve a formação de um grupo de profissionais, em cada estado, que será responsável pela treinamento dos supervisores e visitadores dos municípios.

Esse rodada de treinamento está sendo realizada simultaneamente em 7 capitais. A abertura do evento regional sediado em Brasília contou com a presença de Ministro Osmar Terra, que explicou para os participantes as evidências científicas nas quais se baseia a metodologia do CDC – e, em última análise, do Programa Criança Feliz.

Programa Criança Feliz

Como de praxe, o Instituto Alfa e Beto tem como princípio balizar a sua atuação em práticas baseadas em evidências científicas robustas. Isso explica o sucesso de nossas intervenções. E isso é um bom augúrio para o sucesso do Programa Criança Feliz

O Instituto Alfa e Beto se sente honrado pelo reconhecimento que essa parceria lhe confere – mas sobretudo pelo fato de que políticas sociais começam a ser baseadas em evidências. Oxalá isso também venha a ocorrer no setor da educação.

Leia também a matéria, na íntegra, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário:

Capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz