Loading...

18 a 21 de Março

V Seminário Internacional IAB

A cobertura da educação pela mídia: melhores práticas

V Seminário Internacional IAB

Levantamentos já realizados sobre o tema comprovam: a esmagadora maioria das notícias sobre educação não passam de press releases editados. O contraditório raramente encontra-se presente. Quando existe, é quase sempre apenas para constar.

Depoimentos de especialistas são cotejados ou esvaziados pela versão oficial ou com opiniões superficiais, como se não houvesse hierarquia entre palpite, opinião informada e opinião fundamentada. O jornalismo investigativo é raro. E o debate, praticamente inexistente. As razões para tanto são conhecidas – falta de formação, jornalistas não especializados, falta de tempo, pressão das mensagens oficiais, e por aí vai.

Organizado pelo Instituto Alfa e Beto, o Seminário reuniu jornalistas de todo o Brasil e teve por objetivo identificar estratégias para contribuir com a melhoria de qualidade da cobertura jornalística. O resultado foi um conjunto de ideias, exemplos de melhores práticas e até conselhos de uma experiente profissional do jornalismo sobre como se preparar para fazer uma boa cobertura da educação e como colocar a educação nas manchetes e nas primeiras páginas da imprensa.

 

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui.

Palestrante

Seminarios_LynNell Hancock

LynNell Hancock

Universidade de Columbia

Jornalista e escritora especializada em políticas públicas educacionais voltadas para as famílias e a infância, assuntos sobre os quais leciona na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desde 1993. É diretora da Sociedade Spencer de Jornalismo e Educação, um programa que apoia jornalistas em meio de carreira para que estudem em Columbia e produzam trabalhos jornalísticos significativos sobre educação. Ela colabora regularmente para publicações como The New York Times, Newsweek, Columbia Journalism Review e já integrou as equipes do New York Daily News, The Nation, Newsweek, The Village Voice e Smithsonian Magazine, onde cobriu temas de educação nacional e local. Hancock já atuou no Conselho Consultivo Nacional de Bolsas de Estudo em Jornalismo focado em Políticas para Infância e Família e no Instituto de Políticas para a Família e Infância da Universidade de Columbia. É autora de Hands to Work (2002), sobre a vida de três famílias dependentes do Serviço de Assistência Social em Nova York, e colaborou nas seguintes obras: America’s Mayor (2005) e The Public Assault on America’s Children: Poverty, Violence and Juvenile Injustice (2000). Tem mestrado em idiomas do leste asiático e literatura e mestrado em jornalismo, ambos da Universidade de Columbia.

Seminários Recentes



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.