Grupo de cientistas encaminha ao CNE documento com críticas à proposta de alfabetização da BNCC

A partir de iniciativa do presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, um grupo de cientistas elaborou e encaminhou, no dia 13 de dezembro de 2017, ao Conselho Nacional de Educação, um documento sobre a nova proposta de Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O grupo que assina o texto inclui alguns dos mais respeitados pesquisadores do país na área de Alfabetização, todos eles com trabalhos publicados em revistas internacionais.

O documento tem por objetivo imediato alertar as autoridades do MEC, responsáveis pela elaboração da BNCC, e os conselheiros do CNE, responsáveis pelo parecer, a respeito dos graves erros e suas implicações para a alfabetização das crianças em nosso país.

Para os pesquisadores, a proposta apresentada é frágil, incompleta e insuficiente para alfabetizar de forma adequada. Guarda muito pouca semelhança com programas de ensino de alfabetização de outros países – notadamente o de Portugal, que seria o mais diretamente relevante para o Brasil.

Ao final do documento, há um link para uma extensa, mas parcial, bibliografia, parte da qual de autoria dos signatários, e que serve para alertar as autoridades e a comunidade acadêmica sobre a existência de evidências científicas robustas que permitiriam ao Brasil romper com o drama do analfabetismo.

Assinam o documento (em ordem alfabética): Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade McKenzie São Paulo; Ana Luiza Navas, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP e Instituto ABCD; Angela Maria Vieira Pinheiro, UFMG Augusto Buchweitz Cláudia Cardoso-Martins Fernando Capovilla; USP Janaína Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; João Batista Araujo e Oliveira, Instituto Alfa e Beto; Leonor Scliar-Cabral, emeritus, UFSC; Maria Regina Maluf, PUC/SP; Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul RS; Sidarta Ribeiro, Instituto do Cérebro, UFRN; Tatiana Pollo, Universidade Federal de São João del Rey.

Aderem ao documento (lista aberta a outras adesões, listados em ordem de chegada): Angela Chuvas Naschold, UFRN; Marcela Fulanete Correira, UFJF; Renan Sargiani, Bolsista Pós-doc na FAPESP; Sylvia Domingos Barrera, USP/RP; Sandra Pulieze Márcia Machado, Mestre, PUC/SP; Maria Regina Maluf, PUC/SP; Antonio Roazzi, UFPE; Sandra Kirchner Guimarães, UFPR; Maria Inês Matoso Silveira, UFAL; Simone Aparecida Capelini, UNESP; Jáima Pinheiro de Oliveira, UNESP; Lucienne Aparecida Felipe Sicherino; Dalva Maria Alves Godoy, UDES; Luis Carlos Faria da Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Segue o documento na íntegra: http://arquivos.alfaebeto.org.br/nota-sobre-nova-proposta.pdf

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