Loading...

Blog Alfa e Beto

Os impactos positivos da leitura para bebês | Palestra completa

Na última semana, o Dr. Alan Mendelsohn, da escola de medicina da Universidade de Nova York, apresentou aqui no Brasil os resultados de uma pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Alfa e Beto e IDados. O trabalho analisou um programa de incentivo à leitura para bebês realizado em Boa Vista (RR), no qual os pais de crianças matriculadas em creches recebem livros e orientações de como ler toda semana para seus filhos.

Ao final de um ano, a leitura constante (feita em casa duas vezes por semana, por um dos cuidadores) trouxe uma lista de benefícios para as crianças: melhores habilidades cognitivas, avanços na capacidade de memorização, menos problemas de comportamento, vocabulário mais amplo e, não menos importante, mais tempo dedicado para a leitura e conversa com as crianças, o que beneficiou as relações familiares.

Durante o IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado em Brasília, Mendelsohn mostrou os resultados da pesquisa que mensurou esses impactos um ano após a implementação do programa. A apresentação foi transmitida ao vivo e agora compartilhamos o material completo, com tradução para o português.

Além de apresentação de Mendelsohn, o vídeo conta com uma mensagem de abertura de Denise Silva Rocha Mazzuchelli, coordenadora dos Programas Alfa e Beto para a Primeira Infância, e da prefeita Teresa Surita, de Boa Vista, município onde é realizado o programa de leitura. A proposta integra um conjunto de ações para prevenir disparidades na prontidão de famílias de baixa renda, realizadas através do programa Família que Acolhe.

Assista ao vídeo completo:


Foto: Ana Helena Munró
Gravação: Vocs

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.