20 anos de sucesso do Programa Alfa e Beto de Alfabetização

Confira o sucesso de centenas de municípios que utilizaram o programa Alfa e Beto

1429
20 anos de sucesso do Programa Alfa e Beto de Alfabetização

O Instituto Alfa e Beto inicia 2023 celebrando. O Programa Alfa e Beto de Alfabetização completa 20 anos de uma história exitosa, pioneiro num Instituto que já alfabetizou mais de 2,5 milhões de alunos da rede pública do país, com nível de excelência e envolveu a participação de mais de 30 mil professores.

 

A alfabetização bem-feita é vital num país em que a Prova Brasil expõe as mazelas e as desigualdades do sistema educacional brasileiro. O sucesso de centenas de municípios que utilizaram o programa Alfa e Beto torna claro que existem soluções comprovadas para alfabetizar todas as crianças até o final do 1º ano, com base na ciência cognitiva da leitura. A partir disso alguns deles já estenderam os mesmos princípios e práticas de ensino estruturado a outras séries.

 

Três pilares sustentam e explicam o êxito do Programa, segundo seu idealizador e presidente do Instituto, professor João Batista Oliveira. A estratégia pedagógica fundamentada na ciência cognitiva da leitura, o conjunto rico e variado de materiais atraentes e a implementação de práticas de ensino estruturado pelos professores, escolas e secretarias de educação.

 

“Trabalhamos com o concreto, com nossa realidade atual. E o que funciona, na prática, no nosso cenário é o ensino estruturado. Alinhar currículo com material didático bem elaborado, dando condições de trabalho ao professor, fazendo avaliações, é o que dá certo”, diz Oliveira.

 

No ensino estruturado, o professor é responsável por definir e transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos/habilidades e pela direção do processo. Trata-se da forma de ensino mais usual em todo o mundo, em todos os níveis do ensino escolar.

 

Resultados

 

Mais de mil municípios brasileiros já optaram pela metodologia ao longo desses 20 anos. Sobral é exemplo icônico desse êxito, onde o Programa foi implantado desde o seu lançamento, em 2003, e permanece em prática. O município cearense conseguiu, ao longo dos últimos anos, elevar a qualidade da educação e sua bem-sucedida trajetória fez com que a cidade fosse considerada pelo Senado a capital da educação do Brasil.

 

Teresina é um outro caso de sucesso. Desde 2015, a cidade – que também adotou o Programa – apresenta bons resultados na Prova Brasil. Em 2019, obteve o melhor desempenho entre todas as capitais e cidades de maior porte.

 

Já o município de Viamão, no Rio Grande do Sul, conseguiu implementar mudanças profundas no modo de gerenciar e de operar o ensino nas escolas, no espaço de 2 anos. Com isso, o município obteve crescimento de 12,2% nas notas de Matemática do 5º ano da Prova Brasil de 2017 a 2019 e 8,8% nas notas de Língua Portuguesa, no mesmo período.

 

“A educação tem jeito, desde que as propostas de intervenção sejam baseadas em evidência, implementadas com o devido rigor e que resultem em mudanças efetivas no que acontece dentro da sala de aula”, afirma o professor João Batista.

 

 

Saiba mais sobre o Programa Alfa e Beto de Alfabetização:

A proposta pedagógica do programa de alfabetização tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender” e possibilita ao aluno desenvolver as habilidades de consciência fonêmica, princípio alfabético, decodificação e fluência de leitura.

 

Já para avaliações, como a Prova Brasil, o Programa oferece um intensivo de revisão das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Há uma série de livros didáticos, materiais de apoio – tanto do aluno como para o professor – e instrumentos para diagnosticar as deficiências das turmas e alunos em cada programa com o objetivo de recuperar a defasagem do aluno e de dar o suporte que os professores precisam.

 

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização contém, ainda, materiais específicos para desenvolver as diferentes habilidades – consciência fonêmica, decodificar, caligrafia, além de habilidades de leitura, compreensão de textos e redação.

 

Além dos materiais diversificados e atraentes, o Programa busca sempre inovar e investe em softwares, testes, e-books e novos formatos, como é o caso do Alfa e Beto na TV, uma parceria do Instituto Alfa e Beto com a Rede Vida de Televisão.