Instituto Alfa e Beto realiza capacitações no Rio Grande do Sul

Acompanhamos de perto o início da implementação de nossas intervenções nos municípios do Sul do país

681
Instituto Alfa e Beto realiza capacitações no Rio Grande do Sul

Ao longo dessa semana, acompanhamos de perto a implementação de nossas intervenções no Rio Grande do Sul. A equipe do Instituto Alfa e Beto ministrou formações para equipes gerenciais e pedagógicas, capacitando gestores e professores para que possam exercer seus papéis com excelência.

Na reunião gerencial, ocorrida entre dias 06 a 08 fevereiro, participaram equipes dos municípios de Cristal, Ibarama, Mato Queimado, Montauri, Nova Ramada, São Sepé, Três de Maio e Tunas.

Um dos focos do encontro foi nosso Programa de Ensino da Pré-escola. As equipes puderam aprofundar-se nos conteúdos e na elaboração dos planos de aula para os próximos dias letivos.  Destacamos a presença da secretária de educação de São Sepé, Márcia Aires, que participou efetivamente da capacitação.

 

Nosso Programa de Ensino da Pré-escola é integrado e articulado, desenvolvendo mais de 250 habilidades a partir de seis grandes áreas do desenvolvimento infantil: desenvolvimento pessoal e social; desenvolvimento sensorial e motor; desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita; desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático; desenvolvimento do conhecimento de mundo; e, por fim, desenvolvimento da sensibilidade e expressão artística. Os materiais, por sua vez, apresentam orientações e comandos simples, facilitando o entendimento do aluno e o planejamento do professor.

Segundo o professor João Batista, presidente do Instituto e idealizador do Programa de Ensino da Pré-escola, este foi especialmente pensado para estimular o desenvolvimento infantil de maneira lúdica e divertida. Ele afirma que brincar é a forma mais importante que a criança tem para aprender; portanto, a proposta pedagógica do Instituto Alfa e Beto baseia-se no conceito de aprender brincando e brincar aprendendo.

No Programa Alfa e Beto para Ensino Fundamental, os capacitadores do Instituto também conduziram a formação para as equipes das secretarias dos municípios de Tunas, Nova Ramada e Sapucaia do Sul. As formações foram ministradas para professores da Alfabetização até o 5º ano do Ensino Fundamental.

A proposta pedagógica do Instituto Alfa e Beto para a alfabetização tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender”. Já no Programa Alfa e Beto para Séries Iniciais, o ensino estruturado é a estratégia reconhecidamente mais eficaz para promover a aprendizagem. Todos os programas e materiais do Instituto Alfa e Beto baseiam-se nos princípios do ensino estruturado.

Convidamos você a conhecer nossos programas de ensino por meio dos links:

Pré-escola

Alfabetização

Ensino Estruturado (2º ao 5º ano)

Fale conosco também através do atendimento@www.alfaebeto.org.br ou

WhatsApp (34) 99330 0111.