RS atinge excelência na alfabetização com método fônico

Municípios do RS parceiros do IAB, apresentaram ainda no 1º ano mais de 75% de fluência de leitura e compreensão de textos sendo que em algumas das cidades os estudantes chegaram a 100%.

483
Instituto Alfa e Beto realiza capacitações em Alagoas, Sergipe e no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul destaca-se nacionalmente por sua educação de qualidade. No entanto, é importante ressaltar que 13 municípios do estado alcançaram resultados ainda mais notáveis na alfabetização e nos anos iniciais do Ensino Fundamental(1º ao 5º ano) ao adotarem o método fônico, superando a média nacional.

Destaque em 13 municípios

Cidades como Esteio, Montauri, Caibaté, Tunas, Arroio do Tigre, Ibarama, Cristal, Mato Queimado, Nova Ramada, Três de Maio, Estação, Sapucaia do Sul e São Sepé destacam-se pelos resultados excepcionais.

As crianças dessas localidades desenvolvem habilidades de leitura e compreensão com fluência, atingindo índices entre 75% e 100%. Essa proficiência, consequentemente, impacta positivamente o desempenho em disciplinas como Matemática e Ciências.

Qual é o segredo?

Conforme Carla Cancelli, coordenadora do Instituto Alfa e Beto (IAB) nessas áreas do Rio Grande do Sul, o segredo reside na combinação de três fatores:

  1. Gestão eficiente das redes de ensino

Primeiramente, as redes de ensino nesses municípios possuem uma gestão eficiente e comprometida com a qualidade da educação. Isso inclui a definição de metas claras, a alocação de recursos apropriados e o monitoramento dos resultados.

  1. Professores dedicados

Além disso, os professores nessas redes são profissionais comprometidos e capacitados para lecionar com as metodologias mais eficazes. Eles não apenas recebem formação contínua, mas também operam em ambientes de trabalho motivadores e solidários.

  1. Metodologia específica

E ainda, os municípios adotam o método fônico, amplamente utilizado globalmente para a alfabetização. Esse método ensina as crianças a associar os sons das letras às próprias letras, facilitando o aprendizado da leitura e escrita.

O Instituto Alfa e Beto

Há mais de 20 anos, o Instituto Alfa e Beto tem auxiliado municípios a melhorar seus resultados educacionais, proporcionando uma variedade de programas e materiais educacionais utilizados em redes públicas e privadas em todo o Brasil.

Além dos 13 municípios do Rio Grande do Sul, Sobral (CE), Coruripe (AL), Teresina (PI) e Bom Jesus (PI), entre outros, também alcançaram resultados educacionais excepcionais em parceria com o IAB. Assim, é possível obter excelência educacional ao adotar o método fônico.

Clique aqui e confira o matéria completa.

Equipe IAB