Ensino Fundamental II: Sobral Inova com a Coleção Ômega de IAB

Município do Ceará vai adotar Coleção Ômega, criada especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

395

O município de Sobral (CE) está se destacando na abordagem de um dos maiores desafios do sistema educacional: os anos finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Nesse contexto, a partir de 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Sobral adotará a Coleção Ômega, desenvolvida pelo renomado Instituto Alfa e Beto (IAB). Assim, o termo de parceria, oficializado pelo secretário Francisco Hebert Lima Vasconcelos, já está disponível no Diário Oficial do município.

Instituto Alfa e Beto e Sobral: Parceria de Longa Data

Quanto à parceria de mais de 20 anos, o Instituto Alfa e Beto tem desempenhado um papel fundamental no avanço educacional de Sobral. A Coleção Ômega, com cinco livros (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História), foi desenvolvida para as séries finais, fase desafiadora na vida dos adolescentes.

Além disso, Francisco Vilar Vasconcelos, coordenador do Ensino Fundamental II em Sobral, afirmou que os materiais do Instituto Alfa e Beto são respaldados por trabalhos comprovados. A parceria de longa data com o IAB é fundamental para o avanço educacional do município.

Alinhamento e Estratégias de Implementação

Vilar Vasconcelos e equipe pedagógica de Sobral reuniram-se com profissionais do Instituto Alfa e Beto, incluindo o presidente João Batista. Durante esses encontros, discutiram o cronograma para apresentação da Coleção Ômega aos diretores, coordenadores e professores da rede municipal de Sobral, estratégias de engajamento e supervisão, entre outras ações.

Sobral: Pioneira na Implementação de Programas do IAB

Em relação à implementação pioneira dos programas do IAB em Sobral, os representantes destacaram que todos os novos programas foram inicialmente implementados na cidade. Ademais, a parceria de mais de 20 anos entre o IAB e o município continua a influenciar positivamente a educação local, com a alfabetização ainda sendo realizada utilizando os materiais e metodologia do Instituto.

Outro ponto importante, João Batista afirmou que a parceria com municípios como Sobral é crucial para o IAB, destacando o aprendizado no processo de implementação. Ele expressou confiança no sucesso do novo trabalho com a Coleção Ômega, enfatizando sua familiaridade e conforto em Sobral. Além disso, ressaltou que o Instituto Alfa e Beto foi responsável pela reformulação das séries finais em Sobral, em 2011/2012.

Coleção Ômega: Inovação para o Ensino Fundamental II

No que tange à Coleção Ômega, desenvolvida durante a pandemia da Covid-19, é uma resposta às necessidades dos estudantes afetados pelo fechamento das escolas. Assim, os livros proporcionam uma abordagem inovadora e atraente, com enredos, narrativas, linguagens e visuais contemporâneos, visando superar o descompasso entre a adolescência e o que a escola oferece.

Nesse sentido, a proposta e os livros didáticos da Coleção Ômega ajudam a conectar os alunos à escola e à vida. Ademais, os temas são atraentes e apresentados para cativar e envolver os alunos, estimulando os professores a adotar novos métodos, como a “flipped classroom”. Vale ressaltar que, os livros foram elaborados com rigor conceitual, consistência e respeito ao aluno e a cada disciplina, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferecendo uma profundidade além do esperado.

Flexibilidade e Participação Ativa dos Alunos

As 40 semanas letivas são divididas em bimestres ou trimestres, com 8 semanas para o conteúdo estruturado dos livros e 2 semanas para atividades diversas, proporcionando flexibilidade aos professores e alunos. Dessa forma, a Coleção Ômega estimula o protagonismo do aluno, contribuindo para seu desenvolvimento verbal e expressão. Adicionalmente, os temas, relevantes e culturalmente referenciados, fazem o aluno pensar e tornam-no protagonista na construção do conhecimento.

Disciplinas Personalizadas para Engajamento

As leituras em Língua Portuguesa abordam temas de interesse dos jovens, como amizade, amor, heroísmo e identidade. Por conseguinte, a abordagem contextualizada em Matemática, a partir de problemas familiares, proporciona uma visão prática dos conceitos.

De maneira semelhante, a proposta em Geografia é uma viagem ao redor do mundo ao longo dos quatro anos. Já em História, a narrativa percorre a caminhada da humanidade desde a Pré-história até os dias atuais. Igualmente, o currículo de Ciências foca em conceitos fundamentais, apresentando a disciplina como uma aventura.

Resultados Comprovados e Convite às Redes de Ensino

O Instituto Alfa e Beto, impulsionado pelos resultados comprovados e pela excelência acadêmica da Coleção Ômega, convida outras redes de ensino a se unirem aos municípios parceiros na busca por uma educação de qualidade no Brasil.

No decorrer das reuniões entre Sobral e IAB, os representantes da Secretaria Municipal, incluindo Daniele de Brito Ribeiro, Carolina Farias, Márcio Luís Paiva, Taís Gaspar e Helainy Ramos, coordenadores pedagógicos das disciplinas dos anos finais, discutiram estratégias e alinhamentos com o Instituto Alfa e Beto. Além disso, João Batista, Leonardo de Oliveira Gomes e Carmen Brito, respectivamente diretor e coordenadora do IAB, representaram a instituição. Portanto, a parceria promete fortalecer ainda mais o compromisso de Sobral com a qualidade da educação.

Equipe IAB