Instituto Alfa e Beto: há 10 anos trabalhando pela melhoria da educação no Brasil

2395

Uma década trabalhando pela melhoria da educação no Brasil. É o que celebra em 2016 o Instituto Alfa e Beto. São dez anos de existência contribuindo para elevar a qualidade do debate educacional e desenvolvendo estratégias inovadoras e eficazes que já impactaram a vida de mais de 1 milhão de crianças em todo o país, milhares de professores e centenas de redes de ensino.

O início deste novo ciclo é marcado por novidades. A primeira delas é uma mudança em nossa logomarca, que ressurge com aparência mais sóbria e moderna, características marcantes do Instituto.

Fruto de um processo de reorganização, o Instituto Alfa e Beto também passa agora a contar com duas unidades distintas que continuam e renovam nossas tradições: o IDados, comprometido na promoção e qualificação do debate educacional, e o Alfa e Beto Soluções, responsável pelo desenvolvimento e implementação de soluções pedagógicas em redes de ensino e instituições parceiras. Ambas passam a trabalhar de forma independente, porém colaborativa.

O IDados concentrará seus esforços na disseminação de análises educacionais sobre questões fundamentais para o avanço da educação no país. IDados dá continuidade ao pioneirismo que marca o Instituto Alfa e Beto desde sua fundação, agregando inteligência aos dados e informações essenciais para elevar o patamar da discussão pública e na difusão do conceito de educação baseada em evidências.

Entendemos que a sociedade brasileira e muitos daqueles que ocupam posições influentes ainda não despertaram para o enorme desafio que precisa ser vencido na educação e aspiramos transformar essa situação. Por isso, olhamos a educação sob uma perspectiva ampliada, avaliando seu impacto na economia, no desenvolvimento dos recursos humanos e sua relação com a produtividade do trabalhador brasileiro.

O Alfa e Beto Soluções continuará responsável por coordenar programas de ensino, estratégias e aplicativos desenvolvidos pela equipe do Instituto – o que continuará sendo realizado com base nas evidências científicas sobre o que realmente funciona em educação, e visando o sucesso do aluno na escola e na vida.

Com atuação em todo o território nacional, nossos resultados ao longo dos últimos 10 anos foram validados por diversas avaliações internas e externas. O Alfa e Beto Soluções nasce comprometido com as demandas do século XXI e alinhado com as necessidades digitais dos novos tempos.

Novos sites

Como resultado de nossa nova organização, lançamos neste mês de fevereiro dois novos sites. No site do Instituto Alfa e Beto (www.alfaebeto.org.br), encontra-se um grande acervo de artigos, e-books e reportagens, além das publicações de IDados e outros materiais que visam a disseminação de conhecimento ligado a questões como currículo, PNE, alfabetização, ensino médio, dentre outros.

Os Seminários Internacionais, que acontecem todos os anos, seguirão fazendo parte das ações do Instituto, bem como o Prêmio Prefeito Nota 10, uma iniciativa pioneira que visa reconhecer e premiar prefeitos de municípios que oferecem educação de qualidade com equidade. As informações sobre essas duas iniciativas estão disponíveis em nosso site.

Já no site de Alfa e Beto Soluções (www.alfaebetosolucoes.org.br) estão disponíveis informações completas sobre todas as nossas soluções educacionais –Programas, Coleções, ferramentas digitais e livros de apoio às atividades e formação do professor. Por meio do site é possível entrar em contato com a equipe do Alfa e Beto Soluções, bem como realizar compras em nossa loja virtual.

Em nossas diferentes frentes de atuação, temos um único objetivo: melhorar a educação no Brasil, garantindo que toda e qualquer criança tenha a oportunidade de desenvolver integralmente todo seu potencial. Tendo sempre como foco o aluno, nossa base é sempre a mesma – a Ciência. Educação baseada em evidências é o nome do jogo.

É nisso que acreditamos. É assim que trabalhamos.  Junte-se a nós!