Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Modelo de alfabetização do Ceará: qual modelo?

  • 11/novembro | 2020
Reeleição de Prefeitos tem relação com resultados na Prova Brasil?

Relatório do MEC: Alfabetização em foco

Na semana que passou, o MEC divulgou o relatório sobre o status da alfabetização no país, tema que comentamos aqui. O assunto rendeu alguns artigos na imprensa, sendo que dois deles chamam atenção e recomendam o uso do “modelo de alfabetização” do Ceará. Desde já, trata-se de oportunidade ímpar para aprofundar a reflexão e o entendimento sobre o papel das evidências no debate educacional.

O sucesso do Ceará na prova Brasil

Em primeiro lugar, os dados. Não resta dúvida de que o Ceará vem se destacando pelo aumento significativo das notas na Prova Brasil, tanto nas séries iniciais quanto nas séries finais. Este aumento se verifica na esmagadora maioria dos municípios e se situa muito além do aumento verificado em qualquer outra região do país. Poucos são os municípios daquele estado que não vêm experimentando melhorias significativas. Cabe registrar que o Ceará é um dos poucos estados brasileiros em que o ensino fundamental é 100% municipalizado.

O papel das evidências no debate educacional

Em segundo lugar, as causas. A evolução dos métodos científicos – especialmente o uso de experimentos randômicos controlados – vem permitindo significativos avanços no entendimento do que efetivamente “causa” um determinado efeito: depois disso não significa por causa disso.

As dificuldades de atribuir causa-efeito ao modelo cearense

Contudo, apesar de inúmeros estudos sobre o tema, inclusive alguns com elevado nível de rigor metodológico (aqui, aqui, aqui, e aqui), há pelo menos dois graves problemas para atribuir qualquer efeito específico ao “modelo do Ceará”.

Sendo assim, o primeiro é que as intervenções de iniciativa do governo estadual são várias e vêm se modificando ao longo do tempo.

A segunda é que nenhum dos estudos publicados até o momento permite (a) identificar características específicas do tal modelo – incentivos ou intervenções – que estejam associadas diretamente a resultados específicas, e (b) determinar relações de causa-efeito.

Na prática, parece que tudo tem a ver com tudo. Isso vale para a alfabetização e vale para o resto dos resultados positivos. Seria o incentivo? O tamanho do incentivo? A forma de dar o incentivo ao prefeito e não às escolas? Ou o que funciona é o incentivo às escolas? Como o incentivo se transforma em ações pedagógicas que podem estar associadas de modo causal ao impacto na alfabetização – ou na Prova Brasil?

Ademais, dado o nível diferenciado da maioria dos indicadores sociais do Ceará em relação aos demais estados do Nordeste e, em alguns casos, em relação ao restante do país, talvez fosse mais acertado se buscar um “efeito Ceará” do que efeitos específicos.

Políticas de alfabetização: usando evidências robustas

Portanto, nada disso desmerece as políticas de incentivo em curso no Ceará. Mas nada disso nos autoriza a segui-las como “modelo”.

Tomemos o caso da alfabetização. Diversos países reformularam suas políticas de alfabetização entre 1990 e o ano 2010. Os ingredientes de uma boa política de alfabetização são conhecidos e sobejamente documentados.

Por que não utilizar essas evidências robustas, em vez de acenar para soluções genéricas, para “modelos” sem comprovação?

Texto originalmente publicado no blog Educação em Evidência.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorEntrevista com João Batista Oliveira: Alfa e Beto na TV
próximoAlfa e Beto na TV: Aprendizagem Garantida em Arroio do TigreNext

Veja também

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Mário Ghio: novo presidente do Instituto Alfa e Beto

Instituto Alfa e Beto anuncia sucessão na Presidência e reforça compromisso com a aprendizagem baseada na ciência

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

16368

Estudo global reforça importância do ensino de decodificação para a alfabetização

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade