Skip to content
ENTRE EM CONTATO
  • Quem Somos
    • NOSSA HISTÓRIA
    • EQUIPE E LIDERANÇAS
    • TRANSPARÊNCIA
    • RELATÓRIO ANUAL
  • Soluções Educacionais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • PROGRAMA DE REVISÃO - ANOS INICIAIS E FINAIS
    • PROGRAMA DE REDAÇÃO DOS ANOS FINAIS
    • PROGRAMA DE FLUÊNCIA DE LEIURA
    • BIBLIOTECA DO PROFESSOR
  • Avaliações e Alta Tecnologia
    • AVALIAÇÕES
    • ALTAS TECNOLOGIAS
    • PLATAFORMA SIG+
    • JOGOS E APLICATIVOS
  • Resultados e Impactos
    • CASOS DE SUCESSO
    • DEPOIMENTOS DE PREFEITOS E GESTORES
  • Publicacões
    • BLOG
    • MATÉRIAS
    • ARTIGOS TÉCNICOS
    • E-BOOKS
    • VÍDEOS E WEBNARS
    • PODCAST
    • SEMINÁRIOS INSTITUO ALFA E BETO
    • ALFA E BETO NA TV

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Loja Virtual
  • Área do Cliente

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Dia dos Professores: para comemorar e refletir

Neste dia do professor gostaria de compartilhar três reflexões sobre o tema: o recrutamento do aluno para o magistério, sua formação e profissionalização.
  • 15/outubro | 2015
Os efeitos do incentivo na educação

Nota do Instituto Alfa e Beto:
Este artigo foi publicado originalmente no site do Instituto Millenium, do qual o presidente do Instituto Alfa e Beto é colaborador.

Neste dia do professor gostaria de compartilhar três reflexões sobre o tema: o recrutamento do aluno para o magistério, sua formação e profissionalização. Valho-me do manancial de informações e ideias que debatemos no VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, realizado em agosto deste ano no Rio de Janeiro.

Atrair bons alunos para o magistério. Nos países da OCDE, em termos de desempenho escolar, os futuros professores situam-se na média dos candidatos a cursos superiores. Ou seja: são tão bons quanto a média, certamente não estão entre os piores. Mas nos países de melhor desempenho educacional os professores são recrutados entre os 30% melhores, como o Japão, Coreia ou Finlândia, e entre os 5% melhores, como em Cingapura. Nos Estados Unidos, instituições como o Peabody College atraem o topo da elite. Assim também faz o programa Teach for America. O que nos impede de fazer isso?

Como formar professores. Com base na análise dos sistemas de formação de professores em mais de 25 países da OCDE, o professor Roger Beard, da Universidade de Londres, tirou duas conclusões importantes. Primeiro, os sistemas de formação de professores são muito diferentes. Segundo, os sistemas guardam algumas características em comum: os alunos dominam os conteúdos do que vão ensinar, recebem treinamento e orientação prática sobre como ensinar ANTES de entrar na sala de aula e, apesar disso, precisam de apoio (e na maioria dos países contam com isso) nos primeiros anos de atividade. Os professores aprendem melhor a ensinar quando fazem estágios em escolas bem organizadas e de bom desempenho e quando são supervisionados por professores experientes e comprovadamente eficazes.

Profissionalização do ensino. Amitai Etzioni cunhou o termo semi-profissões, na década de 1970, para descrever atividades que seriam uma mescla de intuição e devotamento com algum conhecimento profissional. Mesmo nas ocupações reconhecidas como profissionais, o conhecimento tácito – isto é, aquele transmitido no boca a boca – tem papel preponderante. Afirmações como “eu sei fazer mas não sei explicar” ou “eu sei identificar um bom professor ou um bom diretor mas não sei descrever”, etc., são exemplos típicos. O problema com o magistério é que o conhecimento tácito e a credibilidade dos colegas tende a assumir um papel desproporcional – e isso tem contribuído para dificultar a adoção de práticas baseadas em evidências. Troca de experiências pode ser não apenas limitante, mas também perverso, quando as experiências não têm referentes concretos associados ao sucesso do aluno. Se fosse mais profissional e preponderantemente baseado em evidencias, e não no boca-a-boca, o ensino poderia dar resultados muito melhores. Afinal só há um critério para saber se alguém é bom professor: o sucesso do aluno.

Como superar esses desafios? Esta é a reflexão que proponho aos leitores.

Quer contribuir para esse debate? Escreva-nos: comunicacao@www.alfaebeto.org.br ou comente na nossa página do Facebook.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorNova Semente: 5 anos de atendimento de qualidade à Primeira Infância
próximoPara que serve a Provinha Brasil?Next

Veja também

João Batista Oliveira analisa como os países europeus abordam o ensino médio profissional e compara com o Brasil, destacando a necessidade de modernização e investimentos.

O Ensino Médio Profissional na Europa e no Brasil: Uma Análise Comparativa

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

Imagem

SAEB: o que é e por que ele é essencial para a educação brasileira.

Capa-ebook_Absenteísmo escolar

Absenteísmo escolar

imagem-ribeiro-goncalves-turma

Ribeiro Gonçalves: a cidade que aprendeu a ensinar – Como o município do sul do Piauí transformou a alfabetização em política de sucesso com o apoio do Instituto Alfa e Beto

INSTITUTO ALFA E BETO - Depoimento Oldênia Guerra - Seminário Maceió-AL

Bom Jesus (PI): o segredo da “Cidade de Doutores” na educação pública

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayrton Senna, S/N - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

São Paulo/SP

  • Rua Coriolano, 589 - Andar 2 - Sala 2
  • Cep: 05047-000
  • Telefone Geral: (11) 3068-8666
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@www.alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
    • Nossa História
    • Missão, Visão e Valores
    • Equipe e Lideranças
    • Transparência
    • Relatório Anual
  • Soluções Educacionais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Programa de Revisão – Anos Iniciais e Finais
    • Programa de Redação dos Anos Finais
    • Programa de Fluência de Leitura
    • Biblioteca do Professor
  • Avaliações e Alta Tecnologia
    • Avaliações
    • Altas Tecnologias
    • Plataforma SIG+
    • Jogos e Aplicativos
  • Resultados e Impactos
    • Casos de Sucesso
    • Depoimentos de Prefeitos e Gestores
  • Publicacões
    • Blog
    • Matérias
    • Artigos Técnicos
    • e-Books
    • Vídeos e Webinars
    • Podcast
    • Seminários Instituto Alfa e Beto
    • Alfa e Beto na TV
  • Loja Virtual
  • Área do Cliente
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@www.alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade