Alunos de Boa Vista (RR) atingem 70% de fluência em leitura já no 1º semestre

467
Alunos de Boa Vista (RR)

A rede municipal de Educação de Boa Vista, capital de Roraima, está com motivos para comemorar. Isso por que os resultados das avaliações realizadas com os alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental mostrou avanços significativos nos níveis de fluência adequada de leitura. Apenas no primeiro semestre deste ano, mais da metade dos estudantes obtiveram índices próximos ao 70%.
O município conta com a parceria do Instituto Alfa e Beto para dar suporte de gerência e material didático-pedagógico na evolução do ensino-aprendizagem.

“Nossos resultados foram muito satisfatórios. No 5º ano, por exemplo, chegamos a alcançar 54% de alunos com fluência adequada, em um universo de 6.568 estudantes para essa série”, contou a professora Railene Azevedo, coordenadora do Programa de Ensino Estruturado de Boa Vista (RR). “Isso demonstra o empenho que é feito pela prefeitura de Boa Vista para a oferta de um ensino de qualidade.”

Ela ressaltou que esse avanço ocorreu em todas as escolas, que têm conseguido cumprir a meta nos testes de Língua Portuguesa (LP), Matemática (MAT) e Ciências (CIE). Os alunos do 1º ano estão com índices em torno dos 60%.

“Estamos caminhando para o ideal. Encontramos alguns desafios, principalmente na alfabetização, pois temos um público especial, que é o nosso aluno estrangeiro que se depara primeiramente com a questão do idioma, entre outros fatores”, explicou a coordenadora.

Na primeira infância, o número de palavras ouvidas e faladas pela família enriquece o vocabulário da criança, sendo um facilitador no processo de alfabetização. Mas no caso de Boa Vista, onde 20% dos 48 mil alunos da rede municipal são imigrantes venezuelanos, o aluno estrangeiro chega na alfabetização com zero palavra do vocabulário da Língua Portuguesa, tendo que aprender somente na escola.

“A maioria desses alunos também não realizaram a pré-escola conosco, chegando diretamente para a alfabetização. Mas apesar dos desafios citados, atingimos 40% dos alunos decodificando. E estamos trabalhando para aumentar esse quociente. A parceria com o Instituto Alfa e Beto vai possibilitar intervenções assertivas”, destacou Railene.

A coordenadora educacional na Secretaria Municipal de Boa Vista (RR) revelou que a rede municipal iniciou o semestre com a posse de 279 servidores, dos quais 115 optaram por lotação nas turmas de 1º a 5º ano e já receberam uma capacitação integral do Programa de Ensino Estruturado, com parceria do Instituto Alfa e Beto. “A maior turma foi de professores de 1º ano, com certeza irão fazer a diferença para positivo nos resultados de alfabetização.”

De acordo com a professora Josélia Grudtner, diretora na Escola Municipal Branca de Neve, onde os estudantes atingiram, em sua maioria, cerca de 70% do índice de fluência em leitura, as crianças realizaram os testes confiantes e motivadas.

“O resultado foi dentro do esperado pelos profissionais da unidade de ensino, haja vista que as turmas são sempre acompanhadas e monitoradas antes e durante todo o processo”, disse Josélia.

Ela explicou que para um maior controle e um acompanhamento eficaz, a equipe de coordenação providencia a devolutiva com os professores, realizando em todas as ocasiões um feedback bem atuante e democrático, sempre pautada no melhoramento e eficácia dos resultados.

“Periodicamente há encontros entre equipe gestora e professores, no intuito de ajuda recíproca, onde é demonstrado o andamento progressivo da turma e também as dificuldades enfrentadas pelas crianças. Com a devolutiva, traçamos metas e objetivos para que amenizemos as problemáticas demandadas pelos educadores da instituição escolar”, afirmou.

A atuação em conjunto expressa que a rede municipal de Boa Vista está no caminho certo. “Há uma conectividade entre todos que participam do processo, em especial escola e comunidade. Sabemos que esse elo é fundamental para que tenhamos sucesso. Vale ressaltar que toda a equipe da escola aprende diariamente e tenta minimizar os erros, buscando em todas as ocasiões um ambiente harmonioso e de união”, ensinou a diretora da Escola Municipal Branca de Neve.

Ela frisou que há um contentamento significativo nos objetivos alcançados e isso já tem refletido na satisfação de alguns pais com os avanços dos filhos. “As crianças ficaram felizes quando houve a devolutiva dos professores e isso, com certeza, os incentiva a continuarem avançando e progredindo.”

Capacitação de Boa Vista

Capacitação em Boa Vista

Capacitação em Boa Vista