Mais um parceiro do Instituto Alfa e Beto é destaque no Ceará

Guaraciaba do Norte tem 20 escolas premiadas no SPAECE 2022

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O município de Guaraciaba do Norte, no Ceará, tem se destacado pela evolução educacional de suas crianças e jovens. No SPAECE 2022 (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), a cidade teve 20 escolas premiadas. Também ficou em 1º lugar entre os municípios da Regional Crede Ibiapaba e em 3º entre os municípios do Estado no SPAECE ALFA 2º ano.
Há 16 anos Guaraciaba do Norte instituiu uma parceria de sucesso com o Instituto Alfa e Beto (IAB). Foi quando, em 2008, o Ceará criou o PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), que financiou uma estrutura de atendimento aos municípios com a finalidade de erradicar o analfabetismo no Estado. Uma das ações foi financiar a compra de materiais didáticos para alfabetizar a população.

Naquele ano de 2008, o resultado de Guaraciaba do Norte no SPAECE ALFA foi de 139,6 pontos. Em 2022, a cidade evoluiu para 255,6. Na avaliação do ano passado, foi a primeira vez que o município obteve premiações para o 9º ano e nas três modalidades diferentes. Ao todo, foram 8 escolas premiadas no 2º ano; 9 escolas premiadas no 5º ano; e 3 escolas premiadas no 9º ano. Essa conquista reflete o compromisso dos professores, alunos, pais e autoridades locais com a qualidade da educação. O primeiro município cearense a instituir uma parceria com o IAB foi Sobral, há 20 anos.

Ao ser perguntada, por quem não conhece o que vem sendo realizado em Guaraciaba do Norte, sobre qual o segredo da evolução na educação local, a Formadora de Professores e servidora do município Iramita Passos Sousa Freires responde, sem pestanejar: “Não podemos dizer que temos segredos, e sim muito trabalho. Um trabalho focado, fazendo tudo com muito afinco.”

São acompanhamentos pedagógicos; formações com os professores; reforço escolar no contraturno; aulões aos sábados, por área de conhecimento. “Este é um avanço que já vem sendo almejado há alguns anos. E como sabemos, dentro das perspectivas educacionais não podemos esperar que isso se dê de forma imediata. Foram anos de muito empenho, dedicação e esforço coletivo para que pudéssemos colher bons frutos.”

De acordo com Iramita, esse trabalho torna-se perceptível na satisfação das famílias, que demonstram cada vez mais que confiam nos professores e no sistema educacional do município. “Nos últimos anos, tivemos um ingresso significativo de estudantes oriundos da rede privada para a rede pública municipal. Isso comprova que temos um ensino de qualidade, que o papel da escola está sendo visto, propagado e valorizado.”

A satisfação não se restringe apenas aos pais. Os professores também estão com a satisfação do dever cumprido. Foram muitos desafios durante e após a pandemia. “Mas isso não foi empecilho para que os docentes pudessem buscar recompor a aprendizagem de maneira eficaz”, conta a educadora, lembrando que, em Guaraciaba do Norte, ninguém vai se acomodar. “Sabemos que estamos bem, mas comemoramos apenas por três minutos, pois temos outra clientela, outros desafios, e esta constância de busca em nos manter e continuar evoluindo é do cotidiano escolar. Mesmo sabendo a forma certa de caminhar, precisamos de reflexão, de retomadas, de novas estratégias e de foco para que resultados futuros sejam iguais ou semelhantes aos que temos atualmente. Não é uma tarefa fácil, mas contamos com uma equipe coesa e de qualidade.”

O professores e autoridades, bem como os pais, em Guaraciaba do Norte não deixam também de destacar a importância da parceria com o Instituto Alfa e Beto nessa caminhada em prol da educação.
“O Instituto Alfa e Beto tem grande contribuição em nossos resultados. Há 16 anos estamos trabalhando com o método fônico em nosso município. Temos professores que estão desde o início da implantação do método. São professores capacitados, comprometidos, que acreditam na eficácia do método e que fazem acontecer dentro das salas de aula com muito zelo e dedicação. Nossa caminhada educacional não seria a mesma sem a parceria e a contribuição do Instituto Alfa e Beto.”

SPAECE

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), implementou, em 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

O programa, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O SPAECE passa a ter três focos:

Avaliação da Alfabetização – SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3a séries).

A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).