Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Política e educação

Fluência de Leitura: Ponte Entre Alfabetização e Compreensão

A criança está alfabetizada... o que vem depois? Este foi o mote da palestra proferida pelo Prof. João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, aos educadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) no dia 3 de outubro, na capital fluminense.
  • 11/outubro | 2018

Fluência de Leitura: A Ponte Entre a Alfabetização e a Compreensão

Antes de tudo, o que acontece após a alfabetização de uma criança? Essa foi a questão central levantada pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, durante sua palestra para educadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), em 3 de outubro. Em sua apresentação, ele destacou a necessidade de um currículo robusto que prepare os alunos para usar a língua de forma autônoma e crítica.

O Currículo e Seus Objetivos

Em primeiro lugar, Oliveira enfatizou que, ao término do 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deve ser capaz de ler e escrever palavras e textos simples com razoável correção ortográfica. Ainda assim, a fluência plena não é imediata e precisa ser trabalhada ao longo dos anos.

Logo após a alfabetização, os objetivos se dividem em curto, médio e longo prazo. Inicialmente, é necessário automatizar a leitura e a escrita para que a criança desenvolva fluência. Esse processo ocorre nos primeiros anos do Ensino Fundamental I e é crucial porque permite que o cérebro concentre seus esforços na compreensão e análise textual, metas a serem alcançadas no médio prazo.

Além disso, Oliveira destacou a importância de expor os alunos a textos variados de ficção, não ficção e gêneros diversos ao longo do Ensino Fundamental II. Dessa forma, os estudantes desenvolvem a capacidade de leitura crítica e ampliam seu repertório cultural.

Finalmente, no longo prazo, o objetivo é que os alunos usem a língua como ferramenta para refletir sobre o mundo e interagir de forma autônoma.

Construindo um Currículo Claro e Eficiente

Para garantir o alcance dessas metas, Oliveira ressaltou a necessidade de um currículo bem estruturado. De acordo com ele, o ensino da língua deve se apoiar em três pilares fundamentais: leitura, escrita e expressão oral.

Ainda mais, é necessário trabalhar conteúdos como ortografia, pontuação, gramática e semântica de maneira integrada. Ele também destacou o papel das habilidades metacognitivas, que ajudam os alunos a reconhecer quando não compreendem um texto e a buscar estratégias para solucionar o problema.

Analogamente, Oliveira mencionou práticas comuns em outros países, como a definição de leituras obrigatórias. Essas listas asseguram que todos os alunos tenham acesso a um repertório comum de conhecimentos culturais e sociais.

Leia também: Alfabetização: como ensinar a ler e a escrever com método fônico

O Papel da Fluência

Sobretudo, a fluência de leitura foi apontada como “a ponte que conecta a alfabetização à compreensão”. Ela engloba três dimensões principais:

  1. Velocidade: O número de palavras lidas por minuto.
  2. Erro: Menos erros garantem uma leitura mais fluida e compreensível.
  3. Prosódia: A interpretação adequada do texto com base na pontuação e na sintaxe, refletindo compreensão.

Além disso, Oliveira explicou que a fluência permite que o aluno leia com naturalidade, sem esforço, liberando a mente para processar e interpretar informações complexas. Ele destacou que essa habilidade deve ser ensinada de maneira sistemática e progressiva na escola.

Por exemplo, ele sugeriu que a leitura automática, sem preocupação com detalhes básicos, como a forma das letras, permite ao aluno focar na compreensão e no significado do texto.

Conclusão

Em conclusão, Oliveira destacou que a fluência é um elemento essencial para formar leitores autônomos e críticos. Portanto, investir em currículos bem planejados, avaliações consistentes e materiais adequados é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam plenamente suas habilidades de leitura e escrita.

Por fim, ele lembrou: “Ninguém nasce sabendo ler e compreender, mas todos podem aprender se forem ensinados adequadamente.” Essa é a essência de um ensino de qualidade que prepara para os desafios do mundo moderno.

Dr. João Batista Oliveira e Dr. José Morais respondem a perguntas de professores
Dr. João Batista Oliveira e Dr. José Morais respondem a perguntas de professores

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorVocê Sabe o Que É Fluência de Leitura?
próximoAlfa e Beto Soluções Lança Livros de GeografiaNext

Veja também

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade