Educação para transformar Pilar e o sistema energético brasileiro

275

Para criar um dos principais eixos energéticos no Nordeste brasileiro, a Origem Energia, empresa que atua com soluções energéticas integradas, não pensou no caminho mais fácil, mas sim, no mais eficaz: o investimento em educação. Para isso, a companhia procurou o Instituto Alfa e Beto, com parcerias bem-sucedidas em inúmeras redes municipais no Brasil, e elaborou um projeto de desenvolvimento educacional, social e econômico no município de Pilar, na região metropolitana de Maceió, em Alagoas, com cerca de 35 mil habitantes.

O projeto, que começou em meados de 2023 com o 1º e 2º anos do ensino fundamental, este ano será ampliado e irá da pré-escola ao 9º ano. O trabalho, no entanto, vai bem mais além do que a ação pedagógica, dos materiais e programas de ensino estruturado e método fônico do Instituto Alfa e Beto. Estudos estão sendo realizados e implementados, bem como propostas para a reorganização e gestão da Secretaria Municipal de Educação, otimização da rede escolar, monitoramento por meio resultados, diagnósticos da rede, capacitação de profissionais e a adoção da Coleção Ômega (livros didáticos elaborados especialmente para estudantes dos anos finais do ensino fundamental), entre outras iniciativas. O objetivo é colocar Pilar entre os municípios de melhor desempenho do Estado e, posteriormente, do país.

O acordo assinado entre a prefeitura de Pilar, a Origem Energia e o Instituto Alfa e Beto tem a validade de dez anos.

Tudo isso para mudar a realidade de Pilar e contribuir para o desenvolvimento da região e do Brasil por meio de uma integração energética segura, inovadora e eficiente. Essa transformação da matriz energética brasileira rumo a uma economia de baixo carbono não poderia deixar de passar pela educação.

“A educação é uma preocupação constante em Pilar. Tudo deve passar pela educação. Por isso, a prefeitura definiu esse ponto como fundamental e essencial”, disse Steófanes Alves Cândido, coordenador dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pilar.

Mas todo o investimento e mudança, segundo Steófanes, traz muitos desafios. “Inicialmente, ficamos surpresos e sentimos que um grande desafio viria pela frente, pois o projeto do Instituto Alfa e Beto veio com uma proposta totalmente diferente. Mas a partir das formações para implantação, percebemos que o desafio era possível e que a cidade ganhará muito.”

A coordenadora do Instituto Alfa e Beto Danúbia Santos, destaca que a implementação dos programas em Pilar aconteceu em um período de apenas seis meses. “Ao longo desse período, fomos conquistando espaço, quebrando resistências, os professores entenderam o projeto e tudo começou a se encaixar. Foram meses de aprendizados e já estamos colhendo os frutos e colheremos muito mais a partir deste ano.”

Para a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Origem Energia, Pamela Kadi, a iniciativa que é com fomento à educação é essencial para o crescimento social. “Educação é um pilar importante para transformar a sociedade, promover desenvolvimento e acesso a oportunidades. A Origem Energia acredita e apoia iniciativas que fomentem a educação. A parceria com o Instituto é um vetor para nosso programa Origem Educa nos municípios em nossa área de atuação operacional.”