Entrevista com o ator Eduardo Fraga, que representa o professor de Matemática do Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano

Formado em Artes Cênicas pela Universidade da Cidade, Eduardo é também jornalista, apresentador, preparador de atores, diretor e produtor de cinema. Participou de vários filmes, novelas e peças de teatro.

1777
Entrevista com o ator Eduardo Fraga, que representa o professor de Matemática do Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano

Hoje a entrevista é com o ator carioca Eduardo Fraga, que representa o professor de Matemática do Alfa e Beto na TV- 1º Ano. A estreia do programa é no dia 26 de outubro, na Rede Vida Educação. Formado em Artes Cênicas pela Universidade da Cidade, Eduardo é também jornalista, apresentador, preparador de atores, diretor e produtor de cinema. Participou de vários filmes, novelas e peças de teatro. Segue o pingue-pongue com ele sobre esse novo desafio:

Como está sendo para você essa experiência como professor de Matemática do Alfa e Beto na TV- 1º Ano? Já tinha feito algo parecido, numa linha mais educativa?

Eduardo Fraga: Dar aulas é uma das coisas que mais gosto de fazer. Sou professor de atuação para TV e Cinema desde 2006. Há algum tempo vinha pensando em ampliar o alcance de meus cursos através da internet, e agora estou mergulhado no ensino por meio da TV, misturando atuação e educação nesse projeto tão bem cuidado. Duas atividades que tanto amo!

Você tem filhos que já passaram por esse processo de alfabetização? Caso sim, como acha que o Programa Alfa e Beto na TV – 1º Ano pode ajudar as crianças e, claro, suas famílias, nesse processo tão importante que é a alfabetização e a aprendizagem da matemática de primeiro ano? Que impacto espera que o programa venha a ter?

Eduardo Fraga: Tenho um filho de 5 anos que está prestes a entrar na alfabetização e no aprendizado da matemática. Sinto como se estivesse falando diretamente com ele e seus amigos, o que tem me ajudado muito na comunicação com os bonecos. As crianças aprenderão se divertindo, de forma lúdica. Agora, com as escolas fechadas há sete meses e a pandemia assolando o Brasil (um país onde a população menos assistida não tem acesso às aulas online pela internet), o Instituto Alfa e Beto e a Rede Vida lançam esse programa que oferece a possibilidade de uma alfabetização moderna a toda população. Uma iniciativa louvável demais! Tenho certeza de que dará muito certo e beneficiará um grande público!

Que mensagem você gostaria de deixar para os pais, para as famílias e também para muitos gestores municipais e estaduais de educação que podem ser beneficiados pelo programa?

Eduardo Fraga: Um programa de alfabetização pela TV com a qualidade assegurada pelo Instituto Alfa e Beto é uma ótima oportunidade! Senhores pais, acompanhem o programa com seus filhos, estabelecendo uma nova rotina, um novo horário de estudos. E senhores gestores públicos da educação, deem todo apoio possível ao programa e às crianças, principalmente. Estamos nos esforçando ao máximo para que a qualidade seja uma marca do programa e para que possamos criar uma relação de amizade com nosso público por meio da tela da TV, já que nos veremos de segunda à sexta (além da reprise, no sábado).