Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Blog

O Impacto da Leitura Familiar no Desenvolvimento Infantil

  • 6/julho | 2016
leitura

Logo pela manhã, às 7h30, Regilda Marques de Sousa, de 34 anos, sai de casa para vender cosméticos. No caminho para o trabalho, ela deixa seu único filho, Israel, de 4 anos, na creche onde ele passa o dia. Morando na periferia de Boa Vista, Roraima, mãe e filho se reencontram pouco depois das 6 horas da tarde, quando o expediente e as atividades na escolinha terminam.

Mudança na Rotina

Desde 2015, a rotina noturna na casa de Regilda e Israel mudou completamente. Antes, ela chegava, ligava a televisão, colocava a roupa suja na máquina e logo chegava a hora de dormir. Seu filho ficava vendo desenho o tempo todo. Entretanto, agora, Israel chega em casa ansioso para ler os livros que pega na escola com a mãe. Ele manda ela desligar a televisão e largar o celular.

Origem do Interesse pela Leitura

O interesse de Israel por literatura infantil não surgiu por acaso. Em março do ano passado, ele e sua mãe passaram a participar de uma pesquisa realizada em creches de Boa Vista, chamadas casas-mãe, que atendem crianças de 2 a 4 anos.

Durante oito meses, os pesquisadores estimularam os pais a ler dois livros por semana para seus filhos. Ademais, a Faculdade de Medicina de Nova York, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, conduziu o estudo para avaliar o impacto da leitura e da interação familiar no desenvolvimento das crianças.

Estrutura da Pesquisa

Entre as creches públicas da cidade, os pesquisadores sortearam 22 instituições. Metade dessas creches fez parte do grupo experimental, que recebeu intervenções dos pesquisadores. As demais 11 formaram o grupo de controle, mantendo sua rotina para comparação de dados após o experimento.

Embora educadores de todas as creches já seguissem um programa regular de leitura para as crianças, a pesquisa nas 11 unidades selecionadas avaliou o impacto do envolvimento dos pais no processo. De acordo com João Batista Oliveira, psicólogo e presidente do Instituto Alfa e Beto, o que mais contribui para o desenvolvimento das habilidades acadêmicas de um indivíduo não é o que acontece na escola, mas o que acontece em casa nos primeiros anos de vida.

Envolvimento dos Pais

Além disso, pais de 305 famílias começaram a frequentar reuniões com educadores a cada três semanas, aprendendo o método chamado leitura interativa. Enquanto Regilda lê para seu filho, ela pergunta qual é a cor dos personagens, o tamanho das figuras e o nome dos animais. Ele até pede para ela fazer drama quando interpreta as falas dos personagens, e ele arregala os olhos!

Segundo João Batista, essa abordagem lúdica e participativa desperta a curiosidade das crianças e estimula habilidades cognitivas. Ademais, os pais foram incentivados a conversar mais com os filhos em casa ou no mercado. Para impulsionar o desenvolvimento, é importante relacionar a leitura do livro com a leitura do mundo.

Resultados da Pesquisa

Ao final da pesquisa, em novembro de 2015, pais e filhos passaram por mais uma bateria de testes e questionários. Os pesquisadores analisaram o nível de vocabulário, controle emocional, hábitos alimentares e qualidade das relações familiares. Eles realizaram a mesma análise oito meses antes do início do estudo.

Posteriormente, a comparação dos dados mostrou que 50% das famílias passaram a ler com os filhos no mínimo três vezes por semana. Além disso, o vocabulário das crianças aumentou em 14%, e a capacidade de memorização cresceu em 27%. O número de crianças sem problemas de comportamento, como agressividade, aumentou em 25%. Em vez de usar punição física, alguns pais passaram a resolver conflitos através de conversas.

Apresentação dos Resultados

Posteriormente, os pesquisadores apresentaram esses resultados em uma audiência pública no Congresso Nacional. O evento fez parte do IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. O seminário visa aperfeiçoar a legislação sancionada em março deste ano, que estabelece políticas públicas para os primeiros anos de vida – de 0 a 6 anos.

Opinião das Autoridades

“Estou muito feliz com o resultado do projeto. O objetivo é mudar uma geração,” afirma Teresa Surita, prefeita de Boa Vista. Ela pretende ampliar a abrangência desse e de outros programas voltados para famílias e crianças até os 6 anos. Teresa destaca a importância do investimento na primeira infância. Afinal, é durante a primeira infância que acontecem as principais conexões do cérebro. Os maiores resultados serão percebidos quando essas crianças tiverem cerca de 15 anos. É um investimento de longo prazo.

Fortalecimento do Vínculo Familiar

Finalmente, Teresa também destaca o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos como um dos grandes méritos da pesquisa. Regilda concorda com ela. “Hoje, além de o meu filho ser muito mais curioso e inteligente, estamos muito mais próximos,” diz Regilda. “Dou muito mais atenção a ele. Para mim, ler com ele não é uma obrigação, é algo prazeroso.”

Fonte: Revista Época

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorLer para os Filhos: Benefícios Cognitivos e Comportamentais
próximoA Leitura como Hábito Familiar e seus BenefíciosNext

Veja também

O impacto das evidências científicas na educação

Relatório – Impacto das Intervenções do Instituto Alfa e Beto (Março de 2024)

Sistema educacional desigual.

Desigualdade no Sistema Educacional Brasileiro: Análise de João Batista Oliveira

Instituto Alfa e Beto presente na II Reunião Ordinária do Consed, em Salvador, Bahia

Instituto Alfa e Beto presente na II Reunião Ordinária do Consed, em Salvador, Bahia

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade