Os anos finais do Ensino Fundamental se tornaram o “elo perdido”?

Os alunos aprendem pouco e vêm aprendendo cada vez menos

577
eBooks

Os anos finais do ensino fundamental são negligenciados na estrutura educacional. O aluno chega despreparado e fica perdido diante de tantos professores, cada um com seu estilo e abordagem. A escola não consegue se tornar interessante. As preocupações da adolescência passam a ocupar o lugar principal da vida.
Enquanto se discute a importância das creches, da alfabetização e do ensino médio, pouco se fala sobre essa etapa. A Coleção Ômega conecta os alunos à escola e à vida. Não apenas os alunos, mas os professores e os pais. Os temas são atraentes e apresentados para cativar e envolver os alunos. Estimulam o professor ao uso de novos métodos e práticas de ensino, especialmente a “flipped classroom”, ou sala de aula invertida, e ao uso orientado de tecnologias para instigar o aluno a “ir além”.

O que está acontecendo?

• Há um forte engasgo nos anos finais do ensino fundamental.
• Os alunos aprendem pouco e vêm aprendendo cada vez menos.
• É possível promover ganhos significativos de aprendizagem nos anos finais mesmo quando os alunos chegam despreparados.

A mensagem é clara: precisamos alterar significativamente o desempenho dos alunos nos anos finais do ensino fundamental mesmo sem consertar antes as mazelas dos anos iniciais.
Ou seja: O futuro da juventude brasileira depende de uma revolução no ensino e no desempenho dos alunos dos anos finais, pois sem isso não há chance para o ensino médio. Esse futuro está nas mãos dos prefeitos e governadores. São conhecidas as estratégias para promover essa revolução.

Você está pronto para revolucionar?

Conheça nosso novo Ebook agora pelo “Anos Finais – O Elo Perdido”