Loading...

I Seminário Internacional IDados

Preditores do Sucesso Escolar

Rio de Janeiro / RJ

I Seminário Internacional IDados

Pedimos desculpas a todos os interessados em acompanhar a transmissão ao vivo do I Seminário Internacional IDados. Devido a um problema técnico, a transmissão não pôde ser realizada . O evento será disponibilizado em breve na íntegra em nosso canal no YouTube. 

Os primeiros passos de uma criança na escola – principalmente na pré-escola e no primeiro ano do Ensino Fundamental – são cruciais para assegurar que seu desempenho seja satisfatório ao longo de toda a trajetória acadêmica. Por isso, é importante que a educação pré-escolar e a alfabetização estejam no centro do planejamento de políticas públicas em educação.

Pensando nisso, o IDados, centro de estudos ligado ao Instituto Alfa e Beto, e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais – LaPOpE/UFRJ trabalham juntos para adaptar ao contexto brasileiro uma avaliação internacional chamada iPIPS (sigla em inglês para Indicador Internacional de Performance em Escolas de Ensino Primário).

O objetivo é colher informações robustas, em nível individual, sobre aptidões cognitivas de crianças entre 4 e 6 anos de idade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de habilidades em coordenação motora. A partir do diagnostico inicial, os pesquisadores farão o acompanhamento das crianças ao longo do Ensino Fundamental I. Os resultados devem servir de apoio para que formuladores de políticas públicas estejam conscientes das fraquezas desta etapa, podendo saná-las, e possam identificar os benefícios no longo prazo dos investimentos na Educação  Infantil e em práticas comprovadamente eficazes de alfabetização.

Batizado de Linha de Base Brasil, o projeto é tema do I Seminário Internacional IDados, que acontece no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro. Em pauta no encontro estarão os dados iniciais colhidos pelos pesquisadores do IDados, da UFRJ e da UFJF em três municípios brasileiros.

Além disso, pesquisadores da Universidade Durham (Inglaterra), responsável pelo iPIPS, esclarecerão aspectos metodológicos da avaliação e como seus resultados podem ser comparados internacionalmente, inclusive com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), a avaliação da OCDE aplicada a cada três anos a estudantes de 15 anos de todo o mundo.

O I Seminário Internacional IDados acontece no Hotel Novo Mundo, Praia do Flamengo, nº 20 / Rio de Janeiro, a partir das 14h. Confira abaixo a programação completa.

Programação

quinta-feira, 08 de dezembro
14:00 - 14:20
Sessão 1
Abertura | Márcio Costa (UFRJ), Fernando Tavares (UFJF) e Paulo Oliveira (IDados)
14:20 - 15:15
Sessão 2
Apresentação Linha de Base Brasil e Resultados | Tiago Bartholo (UFRJ) e Tássia Cruz (IDados)
cm
15:15 - 16:00
Sessão 3
Aspectos metodológicos do iPIPS | Christine Merrell (Universidade Durham)
16:00 - 16:20
Coffee Break
peter_tymms
16:20 - 17:05
Sessão 4
iPIPS, Pisa e comparações internacionais | Peter Tymms (Universidade Durham)
mv
17:05 - 17:25
Sessão 5
Comentários finais | Marcelo Viana (IMPA)
17:25 - 17:45
Encerramento
Próximos passos do Projeto Linha de Base | Mariane Koslinski (UFRJ) e Paulo Oliveira (IDados)

Palestrantes

cm

Christine Merrell

Universidade Durham

É professora da Faculdade de Educação da Universidade Durham. É especialistas no desenvolvimento de avaliações para crianças de 3 a 14 anos de idade voltadas para leitura, matemática, vocabulário, habilidades não-verbais e desenvolvimento motor. É diretora de pesquisa do Projeto iPIPS.

peter_tymms

Peter Tymms

Universidade Durham

É professor da Faculdade de Educação da Universidade Durham, onde ocupou o cargo de diretor (2010 a 2013) e comandou o Centro de Avaliação e Monitoramento (2003 a 2010), sendo responsável pelo acompanhamento de milhões de estudantes na Inglaterra. É um dos fundadores do Projeto iPIPS, do qual é diretor, e atua como conselheiro do German National Educational Panel Study (NEPS).

mv

Marcelo Viana

IMPA

Tem graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990). Atualmente é Pesquisador Titular e Diretor-Geral do IMPA, Bolsista de Produtividade do CNPq, Presidente do Conselho Gestor do PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e Membro do Comitê Executivo do Mathematical Council of the Americas. Faz pesquisa em Matemática, especialmente Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria das Bifurcações.

Seminários Recentes



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.