Prefeito Nota 10: educação de qualidade para todos

2516

Este ano, o Brasil teve a oportunidade de conhecer quatro redes municipais de ensino que conseguiram garantir educação de qualidade a todos os seus alunos. Essas redes deixaram de lado o conceito de ‘escola-modelo’, em que apenas uma unidade de ensino se destaca por sua excelência, para avançar e garantir bom nível de educação a todas as escolas e crianças. O responsável por destacar essas cidades foi o Prêmio Prefeito Nota 10, que em sua primeira edição reconheceu quatro municípios brasileiros – Brejo Santo (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cerquilho (SP) e Sapiranga (RS).

Além de destaque regional pelo Nordeste, Brejo Santo foi escolhida na categoria na nacional, sendo reconhecida pelo prêmio como o município com o melhor nível de educação municipal do Brasil. O prefeito, Guilherme Landim, foi escolhido como o Prefeito Nota 10 da educação e recebeu um prêmio de R$ 200 mil. Aos 28 anos de idade e em sua segunda gestão, Landim conseguiu equalizar todas as escolas, garantindo aos pais que, independentemente de qual unidade matriculem seus filhos, eles terão acesso ao mesmo – e bom – nível de ensino. Esse deveria ser o objetivo de todo governante, mas infelizmente no Brasil isso ainda é muito raro de ser visto.

Nesta quarta-feira, a cidade de Brejo Santo completa 125 anos de sua fundação, com uma cerimônia que contará com a participação do presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira. Durante o evento serão entregues às escolas os materiais paradidáticos que a prefeitura adquiriu com o valor do prêmio, doado por Landim após a vitória. As comemorações cívicas ainda vão incluir uma homenagem ao prefeito, que em agosto foi reconhecido como o melhor gestor público do estado do Ceará.

Assista ao vídeo a seguir para conhecer mais sobre os feitos de Brejo Santo para atingir esse patamar e inspire-se para cobrar de seus governantes locais o mesmo nível de qualidade, com escolas públicas boas para todos!