Loading...

Vencedores

O Prêmio Prefeito Nota 10 é uma iniciativa pioneira do Instituto Alfa e Beto que visa identificar e premiar prefeitos de municípios que oferecem educação de qualidade com equidade.

Em sua segunda edição, analisamos os microdados da Prova Brasil e percorremos o Brasil em busca de boas práticas e gestores comprometidos com a causa da educação. Três municípios foram premiados por criarem redes de ensino de alto padrão.

Os prefeitos se destacam. Ganham as crianças.

    VENCEDOR NACIONAL

  • Foto: José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

    Sobral - CE

    Prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

    MENÇÃO HONROSA

  • Foto: Paulo Pinheiro

    São Caetano do Sul - SP

    Prefeito Paulo Pinheiro

  • Foto: Udo Döhler

    Joinville - SC

    Prefeito Udo Döhler

Vencedores

O Prêmio Prefeito Nota 10 é uma iniciativa pioneira do Instituto Alfa e Beto que visa identificar e premiar prefeitos de municípios que oferecem educação de qualidade com equidade.

Em sua primeira edição, analisamos os microdados da Prova Brasil e percorremos o Brasil em busca de boas práticas e gestores comprometidos com a causa da educação. Quatro municípios foram premiados por criarem redes de ensino de alto padrão. As grandes cidades devem mirar-se no exemplo de quem faz muito mais com menos recurso.

Os prefeitos se destacam. Ganham as crianças.

    VENCEDOR NACIONAL

  • Foto: Guilherme Sampaio Landim

    Brejo Santo - CE

    Prefeito Guilherme Sampaio Landim

    MENÇÃO HONROSA

  • Foto: Antonio Del Ben Jr

    Cerquilho - SP

    Prefeito Antonio Del Ben Jr

  • Foto: Otaviano Olavo Piveta

    Lucas do Rio Verde - Mato Grosso

    Prefeito Otaviano Olavo Piveta

  • Foto: Corinha Beatris O. Molling

    Sapiranga - RS

    Prefeita Corinha Beatris O. Molling

Como ser um Prefeito Nota 10

Rede de ensino de qualidade é aquela em que o prefeito pode dizer a seus eleitores: matricule seu filho em qualquer escola pública que eu garanto que ele terá o mesmo padrão de ensino. Você poderá ser o primeiro prefeito a conseguir isto – até hoje não temos nenhum.

Para ajudá-lo nesta missão, o Instituto Alfa e Beto preparou a publicação Guia de Boas Práticas: como transformação a educação nos municípios, que você lê a seguir (clique aqui para fazer o download completo). Este guia se destina a prefeitos que queiram fazer da educação de qualidade a marca da sua gestão.

As ideias aqui apresentadas se baseiam em evidências e práticas dos países que funcionam – não há ‘invencionices’. Para fazer a educação funcionar, não existem milagres.

Boa leitura!

 

Ver mais

Sobre o Prêmio

O Brasil conhece o conceito de escola-modelo: são escolas públicas que se destacam das demais pela excelência. Temos centenas delas espalhadas pelo país. Mas, infelizmente, elas funcionam como exceção. A regra são as demais escolas, que exibem um baixo nível de desempenho e comprometem a educação formal de milhares de crianças e jovens.

O que o Brasil ainda não conhece é o conceito de redes de ensino de qualidade, que são fruto de políticas públicas deliberadas que garantem que todo estudante, em toda e qualquer escola, adquira as competências básicas para seu pleno desenvolvimento acadêmico.

 

Para incentivar a equidade no ensino brasileiro, o Instituto Alfa e Beto criou o Prêmio Prefeito Nota 10, que visa identificar e premiar prefeitos de municípios que oferecem educação de qualidade a todas as crianças. Para isso, são analisados o percentual de alunos com aprendizagem adequada na Prova Brasil (anos finais e iniciais), número de crianças avaliadas pelo exame nacional e índice de crianças na rede municipal de ensino.

O Brasil existe em cada município. A educação depende de cada prefeito. Mãos à obra!

Confira o regulamento



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.