Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

iPIPS: Uma Ferramenta Internacional para Transformar a Educação no Brasil

iPIPS é uma sigla em inglês que significa Indicador Internacional de Desempenho em Escolas Primárias. Clique aqui e entenda mais.
  • 1/janeiro | 2017

iPIPS: Uma Ferramenta Baseada em Evidências para Transformar a Educação no Brasil

Antes de mais nada, a educação brasileira precisa de análises baseadas em evidências para promover melhorias reais. Como afirmou o estatístico William Edwards Deming: “Não se gerencia o que não se mede”. Essa ideia norteou o I Seminário Internacional IDados, que discutiu o uso do iPIPS (Indicador Internacional de Desempenho em Escolas Primárias) como ferramenta para diagnosticar e aprimorar o ensino no Brasil.

O evento reuniu especialistas do IDados, do LaPOpE/UFRJ, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade de Durham (Inglaterra), responsável pelo desenvolvimento do iPIPS. O objetivo principal é implantar a ferramenta no Brasil e avaliar sua aplicabilidade no contexto educacional do país.

A Importância do iPIPS na Educação Infantil

Acima de tudo, avaliações como o PISA mostram que o Brasil não acompanha o ritmo de outros países. No entanto, essas análises não indicam claramente o progresso dos alunos ao longo do tempo. Segundo Marcio Costa, coordenador do LaPOpE/UFRJ, entender o nível de desenvolvimento das crianças no início da jornada escolar é essencial para o sucesso da educação.

O iPIPS permite um diagnóstico preciso das habilidades cognitivas das crianças de 4 a 6 anos, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, ele avalia aspectos como coordenação motora e acompanha o progresso dos alunos ao longo do Ensino Fundamental I.

Segundo Peter Tymms, um dos criadores do iPIPS, melhorar um sistema educacional exige tempo e estratégias bem planejadas. A tradição, a cultura e a economia de um país influenciam diretamente a qualidade da oferta educacional e sua valorização pela sociedade.

Testes Pilotos e Resultados Iniciais

Desde já, para validar a ferramenta, os pesquisadores do IDados realizaram testes em 12 escolas brasileiras, sendo 6 na Educação Infantil e 6 no 1º ano do Ensino Fundamental. O professor Thiago Bartholo (LaPOpE/UFRJ) explicou que esses testes servem como pré-avaliações, permitindo ajustes e adaptações necessárias para a realidade brasileira.

Além disso, a pesquisadora Tássia Cruz (IDados) apresentou indicadores que demonstram a precisão dos dados coletados pelo iPIPS, destacando que essa metodologia supera outras avaliações externas já aplicadas no Brasil. Ela enfatizou que medir com precisão permite entender o impacto de políticas educacionais, práticas pedagógicas e investimentos em Educação Infantil.

Como o iPIPS Pode Impactar Políticas Públicas?

Ainda mais, com base no diagnóstico inicial, o iPIPS possibilita que formuladores de políticas públicas identifiquem lacunas no ensino e desenvolvam estratégias eficazes para saná-las. Segundo Christine Merrel, diretora de pesquisa do projeto, a ferramenta fornece uma avaliação ampla, que capta diferentes aspectos da aprendizagem e permite um olhar mais estratégico sobre o ensino.

O iPIPS também possibilita comparações entre crianças brasileiras e estudantes de outros países no início da jornada escolar. Dessa forma, é possível entender quais fatores influenciam o desempenho dos alunos desde os primeiros anos de ensino e como isso impacta o aprendizado ao longo do tempo.

Questões para Reflexão

  • Como o Brasil pode comparar o desempenho de suas crianças com o de estudantes de outros países desde o início do processo escolar?
  • O que essas diferenças revelam sobre as políticas de Primeira Infância no Brasil em relação a nações similares?
  • Como as condições iniciais de aprendizagem influenciam os resultados finais no Ensino Fundamental e Médio?
  • Até que ponto diferenças observadas no início da escolarização explicam as desigualdades identificadas em avaliações como o PISA?

Conclusão

Definitivamente, o iPIPS representa um avanço significativo na forma como a educação pode ser analisada e aprimorada no Brasil. Com essa ferramenta, pesquisadores e gestores podem identificar deficiências, implementar estratégias eficazes e acompanhar a evolução do ensino infantil.

Quer entender melhor como essa ferramenta pode transformar a educação no Brasil? Assista ao Seminário completo: Acesse aqui

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorBalanço e Perspectivas da Educação Brasileira
próximoInstituto Alfa e Beto cria um novo software de tabuadaNext

Veja também

Ensino Médio

Novo Ensino Médio: Distorções e Desafios nas Escolas Brasileiras

Bom-Jesus_Tio-Patinhas

Alfabetização: Alicerce para Transformar Vidas 

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade