A Capoeira e o desenvolvimento da criança

529
A Capoeira e o desenvolvimento da criança

Uma das expressões culturais brasileiras, a Capoeira desenvolve habilidades como atenção, memória e autocontrole nas crianças. Quer saber mais? Então leia nosso Blog.

Independente de ser um jogo, uma dança e uma luta, a Capoeira é uma expressão cultural que integra a identidade do nosso país. Seus ritmos e gingados cadenciados mostraram benefícios nas habilidades socioemocionais e nas funções executivas das crianças.

Essa foi a conclusão das pesquisadoras Adele Diamond e Daphne Ling, da Universidade de British Columbia (Canadá), que anunciaram a publicação de uma revisão da literatura sobre o tema. Desde as suas primeiras incursões na área, Adele identificou nas artes marciais e na Capoeira um instrumento potencial para o desenvolvimento de tais habilidades. O estudo atenta também para a maneira como a atividade é feita.

Praticamente qualquer atividade poderia constituir um meio para incrementar as “funções executivas”, desde que seja uma experiência significativa, inspire envolvimento emocional e compromisso profundo, e tenha um mentor que acredite firmemente na atividade e nos alunos, proporcionando alegria e camaradagem.

O termo funções executivas ou funções de controle executivo refere-se ao desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, capacidade de autorregulação do tempo, espaço, força do braço, da impetuosidade da língua e das emoções que podem levar ao progressivo autocontrole.

Saiba mais sobre Capoeiracultura e Desenvolvimento infantil em www.alfaebetosolucoes.org.br.