Município de Jequiá da Praia (AL) mobiliza pais, alunos e professores para a estreia do Alfa e Beto Na TV- 1º Ano

Em depoimento por vídeo, Adilenia Luzia, coordenadora do 1º ao 3º ano da Secretaria Municipal de Educação, fala sobre as expectativas para o início do programa na Rede Vida Educação.

797
Município de Jequiá da Praia (AL) mobiliza pais, alunos e professores para a estreia do Alfa e Beto Na TV- 1º Ano

A cidade alagoana de Jequiá da Praia mobilizou profissionais da educação, pais e alunos para a estreia do programa Alfa e Beto Na TV- 1º Ano, que começou a ser transmitido nessa segunda-feira, dia 26 de outubro, na Rede Vida Educação.

A expectativa é de que o programa auxilie no aprendizado para os alunos do município. “Iniciamos os preparativos com uma reunião com professores e diretores, na qual foi apresentado o material didático que será utilizado. Fizemos também um levantamento para mapear todos que têm acesso à televisão”, conta Adilenia Luzia, coordenadora do 1º ao 3º ano da Secretaria Municipal de Educação.

Criada com o objetivo de reduzir o impacto da suspensão de aulas para milhares de crianças em fase de alfabetização, a iniciativa já conta com a adesão formal de dezenas de municípios. Jequiá da Praia é uma dessas cidades que vão contar com o apoio do Instituto Alfa e Beto por meio do envio dos materiais didáticos que serviram de base para os episódios e de capacitação dos gestores e professores para acompanhamento das atividades dos alunos.

Segundo Lílian Silva, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, o Alfa e Beto Na TV- 1º Ano vai contribuir para o processo de alfabetização dos alunos:

“É uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem em casa. A televisão é o meio de comunicação mais próximo do aluno”, conta a coordenadora.

Para Jusseran de Souza, coordenador pedagógico da Escola Manoel Cotias de Jesus, o Alfa e Beto Na TV fará com que as crianças também enxerguem a televisão como meio de aprendizado. “Elas não vão ficar só vendo desenho, vão aprender também. Os pais também vão ser fundamentais para ajudar as crianças nessas atividades”.

A percepção de que o programa vai facilitar a aprendizagem é compartilhada também por Sara Almeida, coordenadora pedagógica na Escola Benedito Coutinho: “Vamos enviar relatórios do acompanhamento individual de cada aluno. Fizemos um levantamento e descobrimos que a maioria possui antena parabólica. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, diz Sara.

Assista ao Alfa e Beto na TV- 1º Ano também pela internet: https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/

horários alfa e beto na tv

Quem, por algum motivo, não conseguiu ou não consegue acompanhar as aulas do Programa Alfa e Beto na TV pela Rede Vida Educação tem a oportunidade de assisti-las pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto. No site, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui.

Assista abaixo o vídeo com o depoimento de Adilenia Luzia, Coordenadora do 1° ao 3° ano da Semed:

No canal Rede Vida Educação 2, o programa será exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45. Já no canal Rede Vida Educação 3, o programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

Para saber como assistir ao canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse esse link.