Alunos da escola Classe 111, de Samambaia (DF), também estão realizando as atividades do programa Alfa e Beto na TV

Com aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, programa estreou na Rede Vida Educação esta semana e pode ser assistido também pelo site do Instituto.

1029
Alunos da escola Classe 111, de Samambaia (DF), também estão realizando as atividades do programa Alfa e Beto na TV

Localizada na região administrativa de Samambaia, no Distrito Federal, a escola Classe 111 aderiu formalmente ao Alfa e Beto na TV. Com o apoio há cinco anos do Instituto Raiar, a escola utiliza o sistema de ensino estruturado do Instituto Alfa e Beto.

A fim de preparar a comunidade escolar para receber o Alfa e Beto Na TV, a direção realizou uma reunião virtual com os pais explicando a importância de criar uma rotina em casa para as crianças assistirem às aulas. “Os professores também passaram por uma formação com o Alfa e Beto para aprender como orientar e acompanhar as atividades das crianças”, conta a diretora Larissa Moraes.

“A escola desde o início abraçou o projeto e está acompanhando de maneira bem criteriosa a frequência com que as crianças veem o programa. Estamos sentindo um grande interesse por parte dos pais e dos professores”, acrescenta Vicência Lima, consultora do Instituto Raiar.

Para Jaqueline Machado, diretora executiva do Instituto Raiar, o Alfa e Beto na TV preenche lacunas que a pandemia pode ter deixado no aprendizado das crianças. “As aulas de alfabetização pela TV também podem chegar às famílias sem acesso à internet”, diz.

O acompanhamento dos alunos após a exibição dos episódios é uma das funções da escola neste momento. Todos os dias, as professoras perguntam qual foi a palavra do dia e qual foi o assunto principal da aula de matemática. “A assistente da escola fica sabendo dos casos de crianças que não estão assistindo ao programa e entra em contato com a família para saber o que pode ser feito para ajudá-la”, conta Vicência.

Única escola de Samambaia que conta com a parceria do Instituto Alfa e Beto e também do Instituto Raiar, a Escola Classe 111 se beneficia de um sistema de ensino estruturado baseado em evidências científicas. “Sabemos o quanto a alfabetização impacta em toda a trajetória escolar. Encontramos no Alfa e Beto uma metodologia cientificamente comprovada. Por isso, sei que o Alfa e Beto Na TV será um sucesso”, conta Jaqueline.

Como assistir ao programa?

Pela internethttps://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/

Pela TV:

Para saber o canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse esse link. Veja os exemplos: Quem mora em Uberlândia (MG) pode assistir ao Alfa e Beto na TV pelos canais Rede Vida Educação 15.2 e Rede Vida Educação 15.3. Já quem mora em Teresina (PI) pode assistir ao Alfa e Beto na TV pelos canais 39.2 e 39.3. E quem mora em São Paulo (SP) pode assistir ao Alfa e Beto na TV pelos canais 34.2 e 34.3.

Vamos agora aos horários. No Canal .2, o programa é exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45. Já no Canal 3, o programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

Quem, por algum motivo, não conseguiu ou não consegue acompanhar as aulas do Programa Alfa e Beto na TV pela Rede Vida Educação tem a oportunidade de assisti-las pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto. No site, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui.

horários alfa e beto na tv

Pais, conheçam o material didático utilizado nas aulas do Alfa e Beto na TV

Os conteúdos das aulas do Programa Alfa e Beto na TV são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa (Alfabetização) têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura, reconhecido como o mais eficiente do mundo.

Ao longo dos episódios do Programa, os atores-professores propõem exercícios e passam deveres para casa que podem ser encontrados nesses livros.

Gestores municipais, saibam como suas redes podem participar do Programa Alfa e Beto na TV

As Secretarias Municipais de Educação que aderem ao Programa Alfa e Beto na TV contam com o apoio do Instituto Alfa e Beto por meio do envio dos materiais didáticos que servem de base para os episódios e de capacitação dos gestores e professores para acompanhamento das atividades dos alunos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail alfaebetonatv@www.alfaebeto.org.br

samambaia