Alfa e Beto Soluções em Teresina

515
Alfa e Beto Soluções em Teresina

A adoção de estratégias adequadas na capital do Piauí resultou em avanços significativos no Prova Brasil. Quer saber como foi? Confira em nosso Blog!

O Instituto Alfa e Beto iniciou a parceria com Teresina em 2013 e implementou programas de ensino estruturado com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Programa Alfa e Beto de Alfabetização passou a fazer parte do “Alfabetiza Teresina”, iniciativa que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental.

A atuação ocorre em três pilares: avaliação, monitoramento e formação de professores e assistentes de alfabetização. O teste de fluência de leitura do Instituto Alfa e Beto foi aplicado ao longo do ano, possibilitando acompanhar a evolução dos alunos e ensinar de maneira eficaz. O município passou a utilizar os materiais pedagógicos do Instituto Alfa e Beto para alunos e professores.

A metodologia do Instituto Alfa e Beto foi importante também para a organização do trabalho e para o planejamento do professor. Com o cronograma definido previamente, há uma rotina de trabalho e os professores participam de reuniões do Instituto a cada 15 dias.

Teresina também implementou os programas de revisão para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais. O currículo do Instituto Alfa e Beto tem por base a evidência científica sobre as melhores práticas pedagógicas e de gestão escolar e é organizado para ser facilmente compreendido por professores e gestores escolares, facilitando o trabalho nas escolas e aumentando os resultados que podem ser vistos nos gráficos a seguir. Acesse o caso completo clicando aqui!