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Atividades de alfabetização: soletrar e decodificar

Atividades de alfabetização: o aluno que sabe soletrar é capaz de escolher o grafema ou grafemas adequados ao som que ouviu e justificar sua escolha. Leia.
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Soletrar e Decodificar: Atividades Essenciais na Alfabetização

Antes de mais nada, soletrar é uma atividade fundamental no processo de alfabetização, pois envolve a decodificação de fonemas e grafemas . Trata-se de um passo importante para que o aluno compreenda o princípio alfabético e comece a dominar as regras do código da escrita. Um aluno que sabe soletrar é capaz de identificar o som de uma palavra, escolher os grafemas correspondentes e as suas escolhas.

A fase alfabética e o desenvolvimento da escrita

Primeiramente, na fase alfabética, o aluno aplica as regras gerais de transição entre sons (fonemas) e letras (grafemas). Esse estágio inicial pode levar a escolhas baseadas no som, como escrever a palavra “casa” com s ou z . Com o tempo, o aluno entende que as correspondências entre sons e letras nem sempre são unívocas – ou seja, um som pode ter várias representações gráficas.

A evolução da consciência sobre o código alfabético

Além disso, o aprendizado do código alfabético se dá de duas maneiras:

  1. Aprendizagem implícita : Parte do conhecimento do aluno vem da exposição frequente a textos, seja por leitura ou interação com materiais escritos.
  2. Compreensão de regularidades : Com a ajuda do professor, o aluno desenvolve estratégias para identificar padrões e entender as normas do idioma. Por exemplo, saiba que “tio” se escreve com o no final, embora seja pronunciado como /u/ átono em muitas regiões do Brasil.

O papel da caligrafia na decodificação

Outro ponto importante é o domínio da caligrafia . Quanto mais automático para a escrita, mais o aluno consegue concentrar sua atenção no aprendizado do código ortográfico e na decodificação. A prática de soletrar, aliada à leitura e escrita, ajuda o aluno a avançar no processo de alfabetização.

Conheça mais sobre atividades de alfabetização

Por fim, em conclusão, atividades como soletrar e decodificar são ferramentas poderosas para apoiar o aprendizado. Eles oferecem aos alunos não apenas o domínio do código alfabético, mas também a capacidade de entender e aplicar regras de escrita de forma prática e contextualizada.

Saiba mais sobre essas e outras estratégias no livro ABC do Alfabetizador , escrito pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

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