Avaliação e indicadores

1262

Do que se trata

  • A função da avaliação é fornecer informações para a tomada de decisões. A avaliação transforma indicadores e dados em informações.
  • Dados não constituem avaliação. Dados se transformam em informações. E são essas informações que podem guiar as decisões.

Evidências relevantes

  •  O uso de dados para tomada de decisões é a marca registrada e imperativo de qualquer empreendimento que tem compromissos com resultados. Isso ocorre nas empresas e, crescentemente, na avaliação de políticas públicas.
  • Avaliações que trazem consequências para as pessoas tendem a ter maior impacto do que avaliações sem consequência. A presença ou falta de consequências afeta inclusive a motivação e esforço dos participantes.
  • Provas internacionais como o Pisa, que expõem os países uns aos outros – contribuíram para justificar planos de melhoria e reforma educativa em vários países, alguns deles com consequências positivas significativas.
  •  Na Brasil as avaliações públicas não geram consequências para indivíduos, escolas e redes de ensino – e isso provavelmente está associado ao seu pequeno impacto na melhoria da qualidade das redes de ensino.
  •  Já a prova do ENEM afeta as futuras escolhas dos alunos. Alunos que dependem de boas notas no ENEM para entrar em cursos competitivos de sua escolha têm maior incentivo para estudar e se esforçar- mas isso não se aplica necessariamente à maioria dos alunos que participam do ENEM.
  • Estudos que contribuem para aumentar o conhecimento sobre o impacto de uma intervenção requerem o acesso a outros dados – geralmente coletados pelas agências que aplicam esses testes.

O que o Instituto Alfa e Beto defende e propõe que:

  • O governo – especialmente o INEP, na área de educação – disponibilize e facilite o acesso a microdados para os pesquisadores.
  • Antes de implementar programas em larga escala, os governos devem usar evidências – inclusive a partir de projetos experimentais – para comprovar a sua eficácia.
  •  Os projetos, inovações e iniciativas financiadas pelos governos – em todos os níveis – sejam baseadas em evidências robustas.
  • O setor privado – inclusive as empresas e suas fundações – realizem avaliações para conhecer o impacto de suas intervenções.

Em suas práticas o Instituto Alfa e Beto:

  • Avalia todas as suas intervenções e divulga os dados publicamente. Veja algumas das publicações e desses resultados aqui: IAB 10 anos
  • Possui instrumentos para o professor, escolas e secretarias avaliarem o trabalho realizado e tomar as medidas necessárias a partir dos mesmos.

Principais publicações do Instituto Alfa e Beto sobre o tema:

  • Educação baseada em evidências
  • Alfabetização: em que consiste, como avaliar
  • Aprender e ensinar
  • Ensino da língua