Educação, pobreza e Bolsa Família: artigo de João Batista Oliveira no jornal Valor Econômico

2624
O que faz um bom professor?

 

“Educação, pobreza e o Bolsa Família”. Este é o título de um artigo do professor João Batista Oliveira publicado nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro, no jornal Valor Econômico. No artigo, o presidente do Instituto Alfa e Beto fala sobre como ações implementadas para mitigar a pobreza podem ser muito importantes também para avanços na área de educação.

“Mitigar os efeitos da pobreza constitui uma das mais vigorosas formas de promover a equidade na educação. Além de outras políticas públicas de reconhecido impacto, aprimoramentos no Bolsa Família poderiam contribuir para esse fim”, diz, no texto, João Batista Oliveira.

Para ele, “não faltam ideias com base na experiência nacional e internacional sobre novas condicionalidades e formas de incentivo atreladas ao Bolsa Família”. Mas, além da questão dos recursos, há inúmeros desafios a superar. “O primeiro deles seria a realização prévia de experimentos bem controlados com ideias viáveis, capazes de gerar evidências robustas. Experimentos desenvolvidos e implementados com vistas a permitir escalabilidade efetiva. E, ao escalar, os programas também deveriam continuar a ser avaliados, buscando seu contínuo aprimoramento”.

Na avaliação do presidente do Instituto Alfa e Beto, o momento parece oportuno para acolher e experimentar de forma adequada e rigorosa ideias potencialmente transformadoras. “Dadas as dificuldades cada vez maiores de mudar a educação por dentro, parece sensato buscar formas de ajudar as pessoas, especialmente as mais vulneráveis, a resistirem melhor e se beneficiarem mais daquilo que as escolas conseguem oferecer”, conclui.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.