Nova Semente: 5 anos de atendimento de qualidade à Primeira Infância

3808

Há cinco anos, o município de Petrolina (PE) decidiu investir em um projeto inovador voltado para a Primeira Infância, o programa Nova Semente. Inovador por se tratar de uma iniciativa pouco comum no Brasil: o atendimento a crianças de 0 a 6 anos de idade e suas famílias de maneira integrada, unindo saúde, educação e assistência social.

Em Petrolina, o cuidado começa ainda na gestação, com atendimento pré-natal completo, tanto do ponto de vista físico como emocional. Após o nascimento, o objetivo do programa é assegurar um ambiente seguro e saudável que garanta o atendimento às necessidades básicas da criança e, dessa forma, dê a ela condições, meios e a confiança para explorar o mundo ao seu redor. As evidências científicas apontam que esse ambiente acolhedor e repleto de carinho é determinante nos primeiros anos de vida.

Parte fundamental do programa está na capacitação parental, que visa o fortalecimento das famílias em sua capacidade de promover o desenvolvimento de seus filhos. Apesar das pesquisas internacionais apontarem a importância desse tipo de atendimento para ampliar as possibilidades de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, o atendimento voltado para esse grupo ainda não é prioridade na maioria dos municípios brasileiros.

No Nova Semente, as crianças são assistidas até o fim do período pré-escolar. Ao todo, são quase 8.000 crianças cadastradas no programa que recebem educação e cuidado de qualidade, desde a creche até a pré-escola.

Um dos diferenciais do programa é a gestão realizada pelo Instituto Alfa e Beto, que por meio da Universidade de Primeira Infância dá suporte na formação dos profissional envolvidos no projeto, visando qualificar o atendimento às crianças, pais e comunidades. A parceria oferece trabalho pedagógico nas 132 unidades de atendimento espalhadas pelo município.

A principal ação do programa se dá na forma de coaching de educadores, gerenciado por nossa equipe de psicólogos certificados pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. O coaching se dá de forma presencial e a distância. A parte presencial ocorre durante as visitas, em que os coaches filmam interações dos professores, dão feedback e promovem reuniões para estimular a reflexão do professor sobre suas práticas, com base nos princípios associados às várias categorias de interação desenvolvidas nesse programa. No coaching a distância, os educadores gravam e enviam os vídeos para o coach, que faz a análise e as reuniões de feedback a distância.

Também faz parte da parceria com o Instituto Alfa e Beto o estímulo à leitura desde o berço, prática que comprovadamente traz benefícios duradouros para as crianças, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade. O trabalho do Instituto consiste na capacitação não só de educadores, mas também das famílias, fazendo da leitura um hábito dentro dos lares de Petrolina.

A iniciativa está dando frutos e deve continuar expandindo em 2016, comprovando que investir em Primeira Infância é o melhor que um município pode fazer para transformar sua realidade.

Parabéns ao prefeito Julio Lóssio a toda a equipe do programa Nova Semente!

 

****

Quer ler mais conteúdo com sobre Primeira Infância? Confira:

O que faz a diferença no desenvolvimento das crianças?

Como a Educação Infantil pode ajudar na alfabetização?

CREI: conheça um projeto exemplar de Educação Infantil