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Ensino Médio Diversificado

A análise da experiência de outros países, com base em dados descritivos e objetivos, permite extrair alguns ensinamentos válidos para refletirmos sobre a realidade brasileira.

Idade e Preparo no Ensino Médio Diversificado

O Ensino Médio agoniza no Brasil. Registramos os mais altos índices de evasão, e muitos concluintes não adquirem os conhecimentos esperados. No entanto, ao analisar a experiência de outros países, com base em dados descritivos e objetivos, podemos extrair ensinamentos valiosos para refletir sobre nossa realidade. Portanto, é necessário entender as informações em seus contextos originais antes de pensar em sua possível aplicação ou relevância para o Brasil. A seguir, apresentamos, de forma breve, alguns aspectos relevantes para essa reflexão.

Nos diversos países, o Ensino Médio abrange jovens de 15 a 18 anos. Esses jovens, que concluíram o Ensino Fundamental, em sua maioria, atingem acima do nível dois no Pisa. Isso lhes dá condições para prosseguir com êxito em alguma forma de ensino secundário. Portanto, a base do Ensino Médio Diversificado é um Ensino Fundamental de qualidade para todos. Garantir essa qualidade é essencial para que os alunos estejam devidamente preparados para as demandas subsequentes.

Diversificação e Educação Geral

A diversificação do Ensino Médio é a norma, e não a exceção. Existe diversificação entre o ensino acadêmico e o profissional. Dentro dessas vertentes, a diversificação também está presente. Ela ocorre tanto dentro de escolas quanto entre diferentes escolas, refletindo a preocupação dos países em manter os alunos na escola por mais tempo. Dessa forma, ao oferecer algo que eles possam fazer e que os motive, os países conseguem incluir mais jovens no sistema educacional. Mesmo onde existe o tracking, a diversificação forçada, o objetivo imediato é a inclusão, e não a exclusão dos jovens.

Além disso, a educação acadêmica e profissional são vistas como formas diferentes de oferecer uma educação geral. Esta não é concebida como um conjunto de conhecimentos ou disciplinas específicas, mas sim como uma forma de lidar com o conhecimento, seja ele mais abstrato ou mais concreto. Portanto, a educação geral ocorre tanto nas escolas de formação profissional quanto nas acadêmicas, promovendo assim um Ensino Médio Diversificado.

Tendências e Lições do Ensino Médio Diversificado

As tendências do Ensino Médio Diversificado são claras. Primeiro, aumentar a participação dos jovens nas várias vertentes do ensino médio, sem necessariamente tornar esse nível compulsório. Segundo, aumentar a relevância dos cursos. Nos cursos acadêmicos, é importante ressaltar as implicações tecnológicas e ampliar a capacidade de usar conhecimento. Já nos cursos técnicos, o foco é dotar os alunos com instrumentos conceituais que permitam continuar aprendendo ao longo da vida. Terceiro, estreitar a ponte entre o mundo da escola e o do trabalho, além da sociedade em geral. Assim, os temas, comportamentos e valores da escola estão cada vez mais próximos dos temas do mundo real. O exercício de opções pelos alunos do ensino médio é parte da preparação para a vida e o trabalho.

Neste seminário, analisamos as experiências em Ensino Médio da Alemanha, Finlândia e Estados Unidos. Essas experiências mostram que um Ensino Médio Diversificado é fundamental para manter os jovens engajados e preparados para o futuro. Portanto, refletir sobre essas lições é crucial para adaptar e melhorar o nosso próprio sistema educacional.

Leia a seguir a publicação síntese deste Seminário. Para fazer o download do livro, clique aqui.

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