Profissionais da educação concluem o Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização oferecido pelo Instituto Alfa e Beto a partir de aulas na TV

973
Profissionais da educação concluem o Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização oferecido pelo Instituto Alfa e Beto a partir de aulas na TV

Profissionais da Educação Infantil e Classes de Alfabetização concluíram o curso on-line de Aperfeiçoamento em Alfabetização, oferecido de maneira on-line e gratuita pelo Instituto Alfa e Beto entre os dias 10 de novembro a 26 de fevereiro.

Todo o conteúdo do curso foi baseado no programa Alfa e Beto na TV – 1º ano, exibido na Rede Vida Educação entre outubro de 2020 e março de 2021, e que está sendo reexibido no mesmo canal e na internet diariamente. Os encontros foram destinados a profissionais com interesse em aprimorar as técnicas para ensino dos requisitos e pré-requisitos para alfabetizar de maneira eficiente.

A carga horária total foi de 136 horas para professores regentes e de 73 horas para professores não regentes. Para receber o certificado de conclusão, era preciso completar tarefas como assistir às aulas do Alfa e Beto na TV – 1º ano, acompanhar palestras oferecidas pelo Instituto e gravar uma aula demonstrando as técnicas utilizadas nas aulas pela TV.

As aulas foram conduzidas pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto, e pelo coordenador Robério Dias, também do Instituto. De acordo com Robério, os encontros foram uma oportunidade para “ensinar as melhores práticas e técnicas de alfabetização”, com a experiência da instituição, nos seus materiais e nas aulas de alfabetização produzidas para a TV e internet.

Palestras sobre redação e Fluência de Leitura

As quatro palestras ministradas ao longo do curso foram divididas nos seguintes temas: “Desenvolvimento de vocabulário e compreensão”, “Desenvolvimento de redação”, ‘Fluência de leitura” e “Experiência do Instituto Alfa e Beto na TV”.

Maria Soares, professora do 1º ano da escola Cintia Medeiros de Oliveira em Teresina (PI), disse que as palestras foram fundamentais para o aprimoramento de sua prática pedagógica: “Já mudei alguns hábitos e tenho outra visão de como deve ser o trabalho em sala de aula. Agora, por exemplo, sempre faço a prévia das leituras com as crianças”, explica.

Já Joseane Rodrigues, professora do 1º ano da escola Juquinha Batista, em Manhuaçu (MG), conta que seus alunos tinham dificuldades de ler, mas agora já vê os resultados melhorarem: “Os encontros me mostraram a importância de trabalhar mais o vocabulário, pois isso será fundamental na trajetória escolar deles. Com as técnicas aprendidas, meus alunos estão aprendendo com mais facilidade. Estão lendo muito melhor”, avalia.