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Isolamento social causado pelo novo coronavírus e o hábito pela leitura

Técnicas do CPR para Incentivar a Leitura em Crianças

O Instituto Alfa e Beto produziu um vídeo onde famílias leem para as crianças, enquanto João Batista Oliveira, presidente do Instituto, comenta essas experiências e oferece orientações sobre como despertar o hábito e o gosto pela leitura nos pequenos. O vídeo está dividido em três partes. Na primeira, focamos na leitura para crianças muito pequenas. Hoje, abordamos a segunda parte, onde o professor João Batista Oliveira apresenta as técnicas do CPR, destinadas a crianças a partir de dois anos.

O que São as Técnicas do CPR?

Mas afinal, o que são as técnicas do CPR? Essas técnicas consistem em orientações básicas de leitura interativa, em que o “C” significa “comentar”, o “P”, “perguntar” e o “R”, “responder”. Elas orientam as famílias sobre como estimular conversas com as crianças a partir da leitura.

A primeira técnica baseia-se em “comentar e esperar”. O adulto faz um comentário sobre elementos do livro e, em seguida, espera, dando tempo necessário para a criança também fazer algum comentário. A segunda técnica é fundamentada em “perguntar e esperar”. O adulto faz uma pergunta ou aponta para as situações que envolvem o contexto da leitura e, então, novamente, espera a reação da criança, seguido de algum acréscimo de nova observação. A pergunta pode ser sobre algo já lido no livro ou sobre algo que ainda será lido. É possível relacionar o conteúdo com experiências cotidianas da criança.

Por fim, a terceira técnica consiste em “responder e espichar a conversa”. O adulto deve estimular a criança a fazer alguma pergunta. Pode ser com palavras, gestos ou de qualquer outra forma. O adulto responde e logo emenda com outra pergunta. O objetivo é levar a criança a participar ativamente e a pensar, refletir e interagir. O diálogo pode tratar dos sentimentos e das emoções do adulto ou da criança, como perguntar se determinada personagem da história está com medo, com saudades, ou se está alegre.

Exemplos Práticos e Benefícios

Marta, avó de Maria, de 29 meses, afirma que é necessário paciência durante a leitura para que a neta não perca o interesse: “Gosto de contar histórias e acho que acabo aprendendo muito nesse processo com a Maria”. João Batista Oliveira recomenda que as famílias estipulem um horário do dia em que a leitura seja sagrada, pois isso é fundamental para criar o hábito da leitura. O especialista também afirma: “Devemos manter a leitura apenas se a criança estiver interessada e atenta. Quando ela perde o interesse, chegou a hora de parar de ler”.

Laurindo, avô de Camila, de 34 meses, comenta que a leitura traz outros benefícios além da aquisição de vocabulário. Ele diz que ler contribui para o fortalecimento dos laços afetivos familiares, e que esses laços fazem com que a criança interaja de forma mais natural.

O bate-papo entre o adulto e a criança antes, durante e depois da leitura é tão importante quanto a leitura em si. Para ajudar a criança a desenvolver a linguagem, a leitura deve ser interativa como uma conversa. “Ler com crianças é estimular a conversa a partir dos livros”, ensina o professor João Batista. Essas interações enriquecem a experiência de leitura e fortalecem o vínculo entre adultos e crianças, tornando o hábito da leitura uma prática prazerosa e educativa.

Confira a reportagem em vídeo abaixo:

 

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