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ENEM 2015: Rio de Janeiro Registra Maior Queda na Nota de Matemática

Enem: Presidente do IDados, Paulo Oliveira afirma que o baixo desempenho dos alunos brasileiros em matemática é uma herança de etapas anteriores. Leia.
  • 6/outubro | 2016

ENEM 2015: Rio de Janeiro Registra Maior Queda na Nota de Matemática desde 2011

Antes de tudo , o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 revelou uma realidade preocupante para a educação brasileira: uma grande deficiência no ensino de matemática, um problema específico no país. A mídia nacional da disciplina apresentou uma queda expressiva, com uma diferença de 46 pontos entre as mídias de 2011 (521) e 2015 (475). Acima de tudo , o estado do Rio de Janeiro se destacou, registrando a maior queda entre as notas de matemática nas redes públicas e privadas. O que evidencia a gravidade do problema.

A Queda nas Notas: Um Panorama Nacional

Em primeiro lugar , é importante observar o cenário nacional. A média das escolas públicas brasileiras na prova de matemática do Enem em 2011 foi de 478 pontos, caindo para 440 em 2015. Além disso , as escolas privadas também tiveram uma diminuição significativa, passando de 586 pontos em 2011 para 531 em 2015.

Ainda assim , uma maior queda foi observada no estado do Rio de Janeiro. Nas escolas públicas fluminenses, houve uma redução de cerca de 63 pontos , caindo de 521,8 para 458,5. Por exemplo , na rede privada do Rio, a variação foi ainda mais drástica, com a média trazendo em 81 pontos , de 624,7 para 542,9.

Nesse sentido , todos os estados do Brasil apresentaram variações negativas em comparação com 2011, com destaque para o Rio Grande do Sul , que teve uma redução de 61,4 pontos nas escolas públicas, e Santa Catarina , que registrou a segunda maior queda nas escolas privadas (-74,9 pontos).

A Falta de Base: O em Desempenho Matemático e Suas Causas

Todavia , o problema não é exclusivo do ensino médio. De acordo com o levantamento, 87,8% dos alunos da rede pública apresentaram níveis de proficiência 1 e 2, considerados os mais baixos, o que revela a fragilidade do ensino. Na rede privada, esse percentual foi de 55,5% . Afinal , o desempenho baixo dos alunos em matemática é uma consequência das deficiências no ensino fundamental, como ressaltou Paulo Oliveira , presidente do IDados : “Os maus resultados no ensino médio estão diretamente relacionados ao desempenho fraco dos alunos no ensino fundamental.”

Em resumo , Oliveira afirma que, independentemente das reformas que possam ser inovadoras no ensino médio, a base de aprendizagem construída no ensino fundamental é primordial para o sucesso no nível médio. Sem uma formação sólida nas primeiras etapas da educação, pouco pode ser feita para recuperar defasagens acumuladas.

O Ensino de Matemática: Uma Tradição de Problemas

Analogamente , a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) , promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Tem como objetivo identificar e fomentar talentos da matemática desde a base, mas os resultados continuam sendo competitivos. Marcelo Viana , diretor do Impa, aponta que a formação deficitária dos professores de matemática, somada à visão negativa que a sociedade tem da disciplina, perpetua o ciclo de dificuldades.

Contudo , o Impa, através de suas iniciativas como a OBMEP, busca mudar essa realidade. A olimpíada, além de descobrir talentos, promove o estudo colaborativo entre os alunos, criando uma rede de apoio para aqueles que desejam se aprofundar na matéria.

O Desafio de Melhorar o Ensino de Matemática

Logo após a divulgação dos dados sobre o Enem 2015, Wagner Victer , Secretário Estadual de Educação do Rio, afirmou que o problema vem desde o ensino fundamental, onde as deficiências na matemática são criadas e, com isso, repercutem ao longo dos anos. Em outras palavras , ele destacou que não é possível concordar com uma defasagem de aprendizado de nove anos em apenas três anos de ensino médio.

Além disso , Victer reforçou a urgência de se melhorar o ensino de matemática já nas primeiras fases da educação. Em resumo , para reverter os índices negativos, é essencial que a base seja fortalecida desde o início da formação escolar, garantindo que os alunos adquiram o conhecimento fundamental para avançar com sucesso.

O Caminho para a Recuperação: O Papel da Reforma e da Ação Coletiva

Para concluir , os dados do Enem 2015, especialmente no estado do Rio de Janeiro, revelam um cenário alarmante para a educação brasileira. Nesse sentido, a queda nas notas de matemática é um reflexo de falhas no ensino fundamental, que se arrastam ao longo dos anos e comprometem o desempenho no ensino médio. Portanto , é urgente que todos os envolvidos na educação – desde os gestores até os professores. Adotem medidas que fortaleçam a formação básica em matemática e proporcionem uma educação de qualidade para as próximas gerações.

Participe da Mudança na Educação Brasileira

Acima de tudo , uma solução para esse problema passa por ações coletivas e uma revisão urgente das metodologias de ensino, com foco no fortalecimento da educação básica. Se você também acredita que podemos reverter essa situação, junte-se a nós e compartilhe suas ideias sobre como melhorar a educação no Brasil.

Clique aqui para saber mais sobre como podemos colaborar para a melhoria do ensino de matemática no país!

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