Ensino da língua e formação de professores são temas de seminário

1161
Escola emocional

O Revista Brasil conversou com João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, uma organização não governamental, sem fins econômicos que trabalha com alfabetização de crianças. Ele falou sobre o VIII Seminário Internacional Ensino da Língua e Formação de Professores, que acontece dias 13 e 14 de agosto no Rio de Janeiro.

O Seminário vai discutir práticas para ensinar a ler, escrever e compreender textos e como formar adequadamente os docentes. Os temas remetem a dois dos mais frágeis alicerces da educação brasileira, segundo João Batista Oliveira.

De acordo com o presidente do Instituto Alfa e Beto, este é um assunto em que o Brasil não tem caminhado bem, como mostram os resultados da Prova Brasil e do Enem. Ele cita pesquisa do Instituto Montenegro que aponta que apenas 30% da população adulta é capaz de entender texto do cotidiano. Quando se chega ao Enem, temos 500 mil redações em branco e metade dos alunos não tira uma nota boa em redação, e quando vemos a Prova Brasil, mais de 70% dos alunos não atingem o mínimo nessa faixa etária, avalia.

No evento, professor da Universidade de Londres Roger Beard vai falar sobre o que é eficaz no ensino da língua, como se ensina redação, como é que se ensina leitura de texto, como avaliar o aluno quando está aprendendo a ler e qual a importância de saber ler bem. A entrevista foi ao ar no programa Revista Brasil, com apresentação do jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.

OUÇA aqui a entrevista completa com presidente do Instituto Alfa e Beto.