Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Livros auxiliam o desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva

Para crianças com deficiência auditiva, os livros se tornam ferramentas que estimulam a memória, podendo ser usados como recursos de comunicação com o mundo ao redor.
  • 3/outubro | 2016

Livros auxiliam o desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva

Em primeiro lugar , é importante destacar que no Brasil cerca de 9,7 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência auditiva, de acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE . Desse total, 31.000 indivíduos selecionados de implante coclear , sendo aproximadamente 13.950 crianças e jovens de até 18 anos . O implante coclear é essencial para aqueles que enfrentam problemas profundos, pois amplificadores sonoros convencionais não têm efeito. Ao contrário dos aparelhos auditivos tradicionais, o implante coclear transforma ondas sonoras em impulsos elétricos, estimulando diretamente o nervo auditivo.

Contudo , a alfabetização de crianças com deficiência auditiva pode se tornar um desafio se não houver acompanhamento adequado. Sobretudo , com um tratamento especializado de fonoaudiólogos , educadores capacitados e a participação ativa dos pais, essas crianças podem ter um grande desenvolvimento tanto cognitivo quanto socioemocional.

O Papel Crucial dos Livros no Processo de Alfabetização

Primordialmente , ao iniciar o processo de alfabetização, uma criança precisa entender como fonemas (filhos) se relacionam com grafemas (letras). Sem a capacidade de escutar , as crianças enfrentam dificuldades para construir essa relação, o que impacta diretamente na leitura e na escrita. Nesse contexto , os livros se tornam uma ferramenta poderosa, funcionando como recursos de comunicação com o mundo ao redor e estimulando a memória, essencial para o aprendizado.

Além disso , Letícia Guedes Cintra , fonoaudióloga, enfatiza a importância de envolver os pais nas atividades cotidianas, como brincadeiras, conversas, leitura de histórias e músicas . Estas tarefas simples são fundamentais para a construção de conhecimento e o estímulo cognitivo. Ao se aproximar da criança com esses recursos, os pais são como mediadores, ajudando-a a compreender o mundo, o que é essencial para o seu desenvolvimento linguístico e social.

Livros como Aliados na Comunicação: O Caso de Alice

Ainda assim , o uso de livros pode ser fundamental para crianças com deficiência auditiva. Alice , por exemplo, filha de Ana Cristina Custódio , de Ubá (MG) , passou um ano e sete meses sem escutar, até realizar o implante coclear. Ana Cristina compartilha como, desde o nascimento de Alice, a leitura foi uma parte essencial da rotina familiar: “Sempre lemos para ela. Uma das coleções preferidas é a Pequenos Leitores , de Alfa e Beto Soluções ”. Esses livros , que trazem imagens do cotidiano e narrativas visuais, são mostrados ferramentas eficazes para Alice se comunicar com os pais. Inicialmente , eles foram usados ​​para transmitir mensagens simples, mas, com o tempo, Alice também passou a utilizá-los para expressar suas próprias necessidades e desejos.

De acordo com Letícia , “os livros ajudam a ampliar as bases do conhecimento, funcionando como um recurso de comunicação essencial no processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva”. No caso de Alice , o livro “Meu dia é assim” ajudou-a a compreender o mundo ao seu redor, incentivando-a a se comunicar com os pais sobre atividades cotidianas, como escovar os dentes e brincar.

Superando Desafios: O Caso de Isabela

Além disso , em Maceió (AL) , a história de Isabela , de 7 anos, exemplifica como a leitura também foi crucial para seu desenvolvimento. Isabela ficou completamente surda por um ano e meio antes de passar pelo implante coclear . Durante esse período, ela se comunicou com sua mãe através de livros e códigos , superando desafios significativos. Elenice Santos , mãe de Isabela, descreveu a luta pela comunicação e como a leitura ajudou sua filha a adquirir vocabulário e a compreender o mundo ao seu redor.

Importante notar , antes de realizar o implante coclear, alguns médicos sugeriram que Isabela só poderia se comunicar por meio da Libras (língua brasileira de sinais) . Contudo, após a cirurgia, sua audição parcial foi restaurada, e, com o auxílio da Coleção Pequenos Leitores , ela começou a recuperar a capacidade de se comunicar com os outros e a expandir seu vocabulário.

A Intervenção Precoce: Chave para o Sucesso

Em resumo , uma intervenção precoce e o diagnóstico adequado de deficiência auditiva são essenciais para garantir que as crianças possam compreender e dominar a língua oral o mais rápido possível. Letícia Guedes Cintra destaca que, mesmo nos casos em que uma criança não possa se beneficiar do implante coclear ou de aparelhos de amplificação sonora, é possível alcançar grandes resultados. A Libras pode ser utilizada como primeira língua, e a criança pode se tornar uma excelente leitora e escritora, embora o processo seja mais demorado.

Ainda assim , a fonoaudiologia, a psicopedagogia e o apoio familiar são fundamentais para o sucesso no processo de alfabetização. Elenice Santos , mãe de Isabela, reforça que a combinação de tratamento médico , leitura diária e apoio familiar foi essencial para que sua filha superasse desafios e alcançasse grandes progressos acadêmicos, incluindo o destaque no concurso de soletração de sua escola.

Participe da Transformação Educacional de Crianças com Deficiência Auditiva

Em conclusão , os livros desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de crianças com deficiência auditiva. Proporcionando ferramentas de comunicação essenciais e promovendo avanços avançados no processo de alfabetização. Portanto , é fundamental que os pais e educadores se envolvam nesse processo. Assim, utilizando a leitura como recurso pedagógico para estimular a linguagem, a memória e a capacidade cognitiva das crianças.

Clique aqui para saber mais sobre como os livros podem ser aliados poderosos na educação de crianças com deficiência auditiva.

Conheça a Coleção Pequenos Leitores

Veja outras publicações para auxiliar na alfabetização de crianças

* Leticia Guedes Cintra – CREFONO 6 961

**Imagem: Acervo Pessoal / Ana Cristina Custódio

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorFoco na Primeira Infância
próximoNível do Ensino Médio no BrasilNext

Veja também

Coleção Ômega é apresentada a alunos e professores do Instituto Federal em Nilópolis (RJ)

Coleção Ômega: Inovação no Instituto Federal em Nilópolis

Screenshot

Tunas avança 350 posições no Rio Grande do Sul

Sistema educacional desigual.

Desigualdade no Sistema Educacional Brasileiro: Análise de João Batista Oliveira

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade