O que são métodos fônicos?

503
O que são métodos fônicos?

O que é método fônico?

Esse método de ensino da leitura é baseado na explicitação e ensino do princípio alfabético, das correspondências grafema-fonema e das outras correspondências grafo-fonológicas.

Como se alfabetiza usando métodos fônicos?
Não existe uma única forma de alfabetizar usando métodos fônicos. O que há de comum entre os métodos fônicos é:
•Existe um programa integrado que compreende as principais relações fonema-grafema da língua
•Os fonemas são apresentados de maneira sistemática e explícita, normalmente do mais simples para o mais complexo, e com aumento cumulativo dos fonemas e grafemas presentes.
•O trabalho com as habilidades de alfabetização é realizado de maneira descontextualizada, isto é, fora do contexto do ensino de outras habilidades como caligrafia, ortografia ou compreensão).
•Há uma série variada de atividades para ensinar as mesmas habilidades.
•Os demais componentes do programa de ensino são abordados (ou não) de forma diferente de acordo com diferentes autores.

A Alfa e Beto Soluções trabalha com alfabetização através de métodos fônicos.
Conheça alguns de nossos materiais:

O Aprender a Ler é um livro de alfabetização, para uso de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O livro apresenta de forma simples e clara atividades lúdicas para o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias para o domínio do código alfabético, incluindo as habilidades de análise e síntese de fonemas, decodificação e desenvolvimento de fluência de leitura. Esses conceitos perpassam pelo método fônico.

aprender a ler

Os Minilivros são 110 Minilivros encartados em uma única edição, que podem ser destacados e montados individualmente, facilitando o manuseio pela criança. Contém histórias decodificáveis, com textos simples e claros para crianças. O objetivo dos Minilivros é desenvolver a fluência de leitura: ler depressa, de maneira correta e com entonação adequada. Essa obra auxilia no reconhecimento dos fonemas pelas crianças.

minilivros

ABC do alfabetizador é introdução à alfabetização. Contém informações teóricas e práticas sobre todos os componentes essenciais do processo de alfabetização. É voltado para estudantes de pedagogia e professores que já trabalham com a alfabetização. O material é alinhado com a Ciência Cognitiva da Leitura e com as principais e mais robustas evidências sobre alfabetização.

ABC-do-Alfabetizador-550x550

Manual da consciência fonêmica apresenta um conjunto de atividades lúdicas para desenvolver a consciência fonêmica, isto é, para ajudar as crianças a entenderam a relação entre os fonemas e grafemas. Esse conhecimento será fundamental para preparar a criança para se alfabetizar.

Manual-da-Consciência-Fonêmica

Quer saber mais? Nesse post do Instituto Alfa e Beto, você encontra uma série de perguntas e respostas sobre alfabetização com método fônico.

Quer levar esta solução para sua escola? Entre em contato e conheça a solução ideal para você: vendas@www.alfaebeto.org.br ou 0800-940-8024