Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Primeira Infância: a fase de ouro para a Inteligência | Capítulo 8

O QI aumenta mais nos anos iniciais de vida. E é também nesta fase que ele pode se desenvolver menos. A razão está no desenvolvimento cerebral.
  • 18/abril | 2016

Este post faz parte de uma série produzida pelo Instituto Alfa e Beto que irá desvendar em 20 capítulos a inteligência. Todas as segundas-feiras são publicados novos artigos neste espaço. Acompanhe! Clique aqui e veja todos os posts já publicados. Para ver o índice completo da série, clique aqui.

Primeira Infância: a fase de ouro para a Inteligência | Capítulo 8

Antes de mais nada, a primeira infância é considerada a fase mais crucial para o desenvolvimento da inteligência humana. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança passa por um processo intenso de crescimento e formação de redes neurais. Esse é o momento em que o QI (Quociente de Inteligência) pode aumentar significativamente, mas também pode ser prejudicado dependendo das condições que a criança enfrenta. O desenvolvimento cerebral é uma das etapas mais sensíveis e determinantes para o futuro cognitivo da criança.

O Desenvolvimento Cerebral e a Formação de Conexões Neurais

Primordialmente, ao nascer, grande parte do cérebro já está formada, com reflexos e capacidades essenciais para a sobrevivência. No entanto, o desenvolvimento cognitivo ainda é muito limitado. Uma criança já possui uma quantidade de neurônios que acompanhará toda a sua vida, mas menos de 40% das conexões entre esses neurônios estão condicionadas no momento do nascimento, especialmente aqueles responsáveis ​​pelo desenvolvimento da inteligência. Além disso, os neurônios não possuem ainda a camada de mielina, o que é crucial para aumentar a velocidade e a eficiência das atividades físicas.

O processo de desenvolvimento desses neurônios e suas conexões depende diretamente do consumo de glicose, obtido por meio da alimentação. Isso mostra a importância de uma nutrição adequada desde os primeiros momentos de vida. Por exemplo, crianças que sofrem de infecções precoces mobilizam a necessidade de energia para combater a doença, o que pode comprometer a formação das conexões elétricas e, consequentemente, retardar o desenvolvimento do QI.

A Importância da Alimentação e dos Estímulos Adequados

Ainda mais, a alimentação adequada desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. O leite materno, por exemplo, é essencial para proteger o bebê de infecções que podem comprometer o desenvolvimento cerebral. Embora o leite materno não aumente diretamente a inteligência, ele garante que o cérebro da criança tenha as condições ideais para crescer e se desenvolver.

Contudo, o desenvolvimento da inteligência não é determinado apenas pela alimentação. A genética também desempenha um papel importante. Os genes responsáveis ​​pela inteligência são influenciados pelo ambiente, especialmente pelos estímulos que uma criança recebe e pela interação com esses estímulos.

Plasticidade Cerebral e Influência do Ambiente

Nesse sentido, a plasticidade cerebral é a palavra-chave. A plasticidade do cérebro, que é maior durante os primeiros anos de vida, permite que o cérebro seja moldado e influenciado por estímulos externos. Esse é o momento em que uma “arquitetura” do cérebro pode ser otimizada ou prejudicada. Estímulos adequados para uma maior eficiência cerebral, enquanto a falta de estímulos ou estímulos inadequados podem ter efeitos negativos no desenvolvimento da criança.

É importante notar que, embora a plasticidade cerebral persista ao longo da vida, os primeiros anos de vida são os mais propensos a mudanças significativas. Um exemplo disso é o aprendizado da língua materna. Nos primeiros meses de vida, a criança tem uma percepção aguçada dos sons da língua, o que facilita o aprendizado e a pronúncia correta dos fonemas. No entanto, a partir dos 11 a 12 meses, essa acuidade diminuiu, dificultando o aprendizado de línguas estrangeiras e a eliminação de sotaques, um fenômeno que pode persistir ao longo da vida.

A Primeira Infância como um Período Decisivo

Em suma, a primeira infância é um período decisivo para o desenvolvimento da inteligência, e os estímulos recebidos nesse período podem moldar permanentemente a arquitetura cerebral da criança. Para garantir um desenvolvimento cognitivo saudável, é fundamental proporcionar condições adequadas de alimentação, saúde e estímulos. Permitindo que o cérebro da criança atinja seu potencial máximo.

Assim, é essencial que as políticas públicas, instituições de ensino e famílias reconheçam a importância dessa fase e invistam no desenvolvimento adequado da criança desde os primeiros anos de vida. Pois é nesse período que as bases para o futuro se constroem.
Leia mais aqui.

Referências bibliográficas:

13 Uma boa referência inicial sobre o tema encontra-se em:

• Sternberg, R. J. & Grigorenko, E.L. (Eds) (2002) The general fator of intelligence: how general is it? Mahwah,, NJ: Earlbaum.
• Plomin, R. & Daniels, D, (1987) Why are children in the same family so diferent from each other? Behavioral and Brain Sciences, 10, 1-16.
• Plomin, R. Fulker, D. W. Corley, R & DrFrieds, J.C. (1997). Nature, nurture, and cognitive development from 1-16 years: A parente-offspring adoption study. Psychological Science, 8, 442-447.

 

Na próxima semana…

Se a Primeira Infância constitui uma importante janela de oportunidades, e se estímulos são fundamentais, quais são os que mais afetam o desenvolvimento cognitivo? O que é crucial?

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorO Plano Nacional de Educação (PNE) e a Crise do País
próximoComo Atrair Professores de Alto Nível: O Caso de CingapuraNext

Veja também

Planejamento e Dedicação Contribuem para a Educação em Pilar (AL)

Planejamento e Dedicação Contribuem para a Educação em Pilar

A importância da alfabetização

Alfabetização no 1º Ano Escolar: Por que Não Podemos Esperar Mais

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade