Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Promovendo a eficiência da educação

Este artigo convida os prefeitos a refletirem sobre medidas que promovam eficiência na educação.
  • 19/março | 2015
Os efeitos do incentivo na educação

Promovendo a eficiência da educação

Em primeiro lugar, este é o décimo de uma série de dez artigos a respeito de medidas eficazes que o prefeito pode implementar a curto prazo, com poucos recursos, como estratégia de iniciar um processo de mudança. Além disso, nenhuma dessas medidas, isoladamente ou mesmo em conjunto, assegura a formação de uma rede de ensino de alta qualidade. Mas todas elas constituem ações relevantes em si mesmo, e que, se bem implementadas, podem servir de campo de aprendizagem e de capital político para implementar reformas mais profundas.

Artigos Publicados no site Veja

Em segundo lugar, este artigo faz parte de uma série de artigos publicados no site Veja.com no âmbito da parceria no Prêmio Prefeito Nota 10, instituído pelo Instituto Alfa e Beto.

Orçamento da Educação

De início, o orçamento da educação normalmente representa entre 25% e 50% do orçamento da maioria das prefeituras. Nesse sentido, um município com 20.000 habitantes dispõe de mais de 8 milhões de reais para a pré-escola e ensino fundamental. Ademais, um município com 100.000 habitantes maneja mais de 40 milhões de reais em recursos da educação. Portanto são volumes vultosos. E que exigem gestão eficiente.

Medidas que Promovem a Eficiência

E vultosos também são os desperdícios. Este artigo convida os prefeitos a refletirem sobre medidas que promovam eficiência na educação. Há ineficiências causadas pela legislação, pelas normas do MEC, decorrentes de acordos firmados mas, sobretudo, ineficiências que vêm das regras e formas de funcionamento das Prefeituras e das Secretarias de Educação. No contexto desta série, o objetivo é apresentar sugestões que podem ter impacto no curto prazo e que gerem recursos para a prefeitura investir em mudanças que possam ter impacto no longo prazo.

Campeões de Ineficiência

A seguir, apresentamos uma lista dos campeões de ineficiência. Em cada município a ordem da ineficiência pode variar: Em primeiro plano a Repetência. No Brasil, são 15% em média. Nos municípios, isso pode chegar a 30%. Ou seja: 30% dos recursos da educação são desperdiçados na forma de escolas a mais, professores a mais, transportes a mais. Sobretudo, um aluno frustrado, forte candidato à deserção escolar.

Além disso a Baixa aprendizagem. Na Prova Brasil do 5º ano ficamos sabendo que menos de 40% dos alunos aprendem o mínimo que precisam.

Deserção escolar

Assim como a Deserção escolar. Não há medidas precisas, mas a partir dos 12 anos de idade muitas crianças começam a desertar. Por isso, um aluno que deserta representa uma perda grave do sistema educativo e tem um custo social e pessoal muito elevado.

Da mesma forma que a Distribuição dos gastos. Para ser eficiente, um sistema escolar precisa alocar cerca de 30% dos recursos para investimento, custeio e manutenção/inovação. Isso significa que os demais 70% devem estar repartidos entre professores (50%) e gestão/apoio administrativo (20%). Na maioria dos sistemas escolares só a conta dos professores supera 70%, o que torna impossível melhorar o sistema.

Muitos professores

A princípio, destaca-se o excesso de professores. No Brasil como um todo há 1,5 milhão de professores, 1,5 milhão de turmas mas em média há 3 milhões de cargas horárias contratadas. Isso significa que há dois professores contratados para cada turma, em média. Quando há mais de um professor por turma isso significa que os recursos para pagar o professor serão reduzidos – liberando menos recursos para elevar salários e atrair bons professores. Além do excesso, distorções em planos de carreira acarretam custos adicionais desnecessários para o município.

Organização das escolas. Tamanho, localização e lotação de pessoal das escolas afetam fortemente o seu custo, e são áreas onde os municípios podem realizar economias significativas.

Transporte escolar. Transporte escolar é um mal necessário. Portanto, precisa ser reduzido aos casos em que realmente isso é melhor do que a alternativa.

Regras para distribuir recursos

Primeiramente, os recursos podem ser distribuídos in natura (livros, cadernos, carteiras, gêneros) ou em espécie. Há conhecimento suficiente que permite otimizar o uso de recursos de acordo com sua natureza. Uma escola que recebe recursos per capita poderia economizar na sua conta de água e luz para investir na biblioteca. Uma escola que recebe livros de graça raramente se interessa pelos mesmos, e ainda pode usar recursos didáticos para atividades menos relevantes.

Existe conhecimento acumulado sobre essas questões, e Prefeitos podem se beneficiar desse conhecimento para lograr economias importantes. Daí também a importância de que o Secretário da Educação tenha experiência gerencial e sensibilidade para saber que para melhorar o salário de professores é preciso usar bem os recursos como um todo

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorSoluções Geniais: Iniciativas para a Educação
próximoPrêmio Prefeito Nota 10: cerimônia de entrega acontece em abrilNext

Veja também

João Batista Oliveira analisa como os países europeus abordam o ensino médio profissional e compara com o Brasil, destacando a necessidade de modernização e investimentos.

O Ensino Médio Profissional na Europa e no Brasil: Uma Análise Comparativa

Mário Ghio: novo presidente do Instituto Alfa e Beto

Instituto Alfa e Beto anuncia sucessão na Presidência e reforça compromisso com a aprendizagem baseada na ciência

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade